quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Exercícios de Assistente Social - Pref de Louveira - Parte 01

Pref de Louveira 2007 - Vunesp


11. A revisão curricular, em processo nas instituições educacionais de ensino, desde 1996, trouxe novos significados à formação profissional do Assistente Social. Dentre eles, pode-se indicar
(A) a permanente exigência de apropriação e desenvolvimento de referenciais neo-positivistas de análise e de modos de atuação na realidade social.
(B) a aproximação às necessidades do mercado de trabalho e maior competência para o enfrentamento do capitalismo.
(C) a constatação do significado teórico-instrumental e político- ideológico para a formação profissional.
(D) o desenvolvimento de novas competências para a sobrevivência profissional no mercado de trabalho.
(E) a garantia de direção social ao projeto pedagógico do ensino do Serviço Social.

12. Nesses novos tempos, o maior desafio para atuação do Assistente Social é desvelar as necessidades reais que determinam as demandas da ação profissional. Esse desafio exige um profissional com
(A) amplo respeito aos direitos humanos e atenção às exigências do mercado capitalista.
(B) opção teórico-metodológica, sinalizadora de uma militância política de esquerda.
(C) capacitação especializada em processos macrossociais que contextualizam as questões sociais.
(D) tendência de reaproximação aos paradigmas conservadores para análise da conjuntura social.
(E) qualificação teórico-crítica e prático-operativa capaz de intervir sobre essas demandas.

13. O projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea deve ser construído observando-se
(A) o significado sócio-histórico das transformações da sociedade contemporânea, englobando a crise capitalista e as transformações do mundo do trabalho.
(B) a mudança da concepção do papel do Assistente Social para regulação e controle social.
(C) a sustentabilidade monetária no país, que garante a diminuição das desigualdades sociais e de trabalhos informais, e o sistema capitalista.
(D) as formas fixas de produção e reprodução social presentes no mundo do trabalho.
(E) o processo de produção de capital e a crise no plano das subjetividades induzidas ao consumo pelo sistema capitalista.

14. O Assistente Social que dirige e fundamenta sua ação profissional não no reconhecimento do direito social de seus usuários, e sim, no paternalismo e no clientelismo, está sendo
(A) emancipador.
(B) político.
(C) assistencialista.
(D) utópico.
(E) empirista.

15. O capitalismo é estruturalmente excludente. Portanto, o fenômeno  da exclusão social não é novo. O importante é saber que existe uma distinção entre exclusão social e pobreza. Ou seja,
(A) a exclusão social é definida pela linha de pobreza que separa os cidadãos dos miseráveis e pobres.
(B) a exclusão social comporta elementos além da dimensão aquisitiva ou de retenção de bens.
(C) pobre é quem não tem bens, mas que é assistido pelas políticas públicas.
(D) há uma relação determinística entre os dois fenômenos: exclusão e pobreza.
(E) a pobreza está relacionada à impossibilidade de poder partilhar do social, e exclusão refere-se à impossibilidade em poder participar do político.


16. A prática profissional, ao ser condicionada a determinadas condições adversas, sejam institucionais, materiais e/ou espirituais, gera, muitas vezes, no profissional, o sentimento de impotência e desmotivação. Essa questão, contudo,
(A) implica um compromisso ético-político.
(B) não é exclusiva do profissional de Serviço Social e precisa ser enfrentada.
(C) é um desafio facilmente superado na sociedade contemporânea.
(D) transforma o processo de trabalho do Assistente Social como singular na sociedade civil.
(E) insere o profissional na sociedade capitalista como um trabalhador qualquer.

17. A origem do processo de exclusão social é proveniente de três ordens de fatores.
São eles:
(A) flexibilização, desregulamentação social e reformas estatais.
(B) seguridade social, movimentos sociais e políticas econômicas.
(C) reformas estatais, inovações tecnológicas e reengenharias administrativas no mercado de trabalho.
(D) avanço tecnológico, mercado informal e lutas de classes.
(E) terceiro setor, mercado de trabalho informal e seguridade social.

18. Os movimentos contemporâneos de reconceituação do Serviço Social indicam para a compreensão do Serviço Social enquanto
(A) profissão feminina com uma expressão histórica de subalternidade.
(B) trabalho profissional com uma visão histórica e concreta.
(C) prática profissional atravessada por uma condição de gênero.
(D) profissão inserida à margem da produção e reprodução das relações sociais.
(E) prática profissional baseada no humanismo e na assistência.

19. Complemente a definição, identificando a alternativa que contém, respectivamente, os termos corretos. “Movimentos sociais são __________________ de caráter sócio-político, construídas por____________________ pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.
(A) temas e problemas ... forças societárias
(B) inovações ... esferas públicas
(C) ações coletivas ... atores sociais
(D) demandas e assessorias ... entidades sociais
(E) redes sociais ... setores governamentais

20. A reforma e a modernização do Estado do Brasil favoreceram a criação de novos mercados pela privatização de vários setores públicos. Desse projeto neoliberal surgiu o que chamamos de
(A) Estado mínimo.
(B) Estado de Bem Estar Social.
(C) Estado do Welfare State.
(D) Estado Democrático.
(E) Estado de Coesão Social.

Gabarito:

11- C
12- E
13- A
14- C
15- B
16- B
17- D
18- B
19- C
20- A


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