terça-feira, 17 de julho de 2012

Material Gratuito - Biologia - Concurso Público - Parte 02

Exercícios de fixação.

01. O artigo 251, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, descreve o local para instalação dos laboratórios de análises clínicas, de patologia clínica, de hematologia clínica, de anatomia patológica, de citologia, de líquido cefalorraquidiano, de radioisotopologia in vitro e in vivo e congêneres, além das disposições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral e faz uma série de exigências, dentre as quais podem ser citadas:
(A) o piso deverá ser de material liso, resistente e impermeável, paredes pintadas de cor clara, com barra lisa e impermeável até 2 metros de altura, no mínimo, e de material adequado aprovado pela autoridade sanitária ou de azulejos de cor clara.
(B) os forros devem ser pintados de cor clara com tinta impermeável e resistente, pisos de cor branca e antiderrapante e paredes obrigatoriamente cobertas até o teto por azulejo de cor branca, com rejunte branco.
(C) os compartimentos destinados à recepção, colheita, secretaria e arquivo deverão ser separados até o forro, ou não, por paredes ou divisões ininterruptas, de cor clara, com área mínima de 10 m².
(D) o compartimento destinado ao laboratório deverá conter área de, no mínimo, 10 m², separado da recepção e secretaria, porém não separado por paredes ou divisões da área de coleta que deverá ter, no mínimo, 20 m².
(E) as paredes e os forros deverão, obrigatoriamente, ser revestidos de mesmo material, as divisões separando oscompartimentos não poderão ultrapassar a altura de 2 m, o piso deverá ser liso e de cor branca em todos os compartimentos.

02. Considere o contido no artigo 275, Capítulo XXIII, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78.
I. Localização aprovada pelo Poder Público Municipal.
II. Jaulas, cercados, fossos e demais instalações destinadas à permanência de aves ou animais, distanciados 40 m, no mínimo, das divisas dos terrenos vizinhos e dos logradouros públicos.
III. Área restante, entre instalações e divisas, somente utilizável para uso humano.
IV. Manutenção em perfeitas condições de higiene.

Trata-se de exigências indicadas
(A) aos canis.
(B) aos jardins ou parques zoológicos.
(C) às clínicas veterinárias.
(D) aos estabelecimentos de pensão e adestramento.
(E) aos laboratórios veterinários.

03. Conforme o artigo 361, do Decreto n.º 12.342, “no controle dos carrapatos a autoridade sanitária, com a colaboração dos órgãos especializados, adotará o seguinte procedimento:
(A) exame dos indivíduos, inspeção dos hospedeiros domésticos e silvestres e indicação dos abrigos para a realização do combate aos carrapatos somente nos hospedeiros humanos”.
(B) solicitação obrigatória da atuação de outros órgãos públicos para determinação técnica sobre as medidas de proteção individual e coletiva, exceto vigilância e promoção de medidas educativas”.
(C) inspeção dos hospedeiros domésticos e silvestres, levantamento dos abrigos urbanos e silvestres, bem como adoção de medidas de proteção aos aplicadores, exceto exames.”
(D) combate aos carrapatos nos hospedeiros e abrigos, bem como adoção obrigatória de medidas educativas junto aos aplicadores, proprietários e moradores.”
(E) exame dos indivíduos, inspeção dos hospedeiros domésticos e levantamento dos abrigos, combate aos carrapatos nos hospedeiros e abrigos.”

04. O artigo 362, do Decreto n.º 12.342, estabelece que “para os efeitos deste Regulamento e de suas Normas Técnicas Especiais, consideram-se roedores de importância sanitária os ratos e camundongos conhecidos como “ratos domésticos”, ou simplesmente “ratos” pertencentes
(A) apenas às espécies Rattus norvegicus e Rattus rattus.”
(B) apenas à espécie Rattus rattus.”
(C) apenas à espécie Mus musculus.”
(D) apenas às espécies Mus musculus e Rattus rattus.”
(E) Mus musculus, Rattus norvegicus e Rattus rattus.”

05. No Livro IX, Título I, do Decreto n.º 12.342, que trata de inseticidas e raticidas, afirma-se que
I. o controle da aplicação de raticidas registrados no órgão federal competente e classificados como de alta toxidade, será privativo de empresas e entidades especializadas.
II. somente poderão ser empregados, para fins domésticos, raticidas registrados pelo órgão federal competente e classificados como de baixa e média toxidade.
III. os inseticidas ou raticidas registrados pelo órgão federal competente poderão ser aplicados por qualquer pessoa em empresas, entidades públicas e residências.
IV. as empresas especializadas na manipulação ou aplicação de inseticidas e de raticidas deverão decidir sobre o uso de equipamentos de proteção, bastando para isso informar o órgão estadual competente.

Está correto o contido apenas em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) III e IV.

GABARITO
01 – A
02 – B
03 – E
04 – E
05 – D

Provas anteriores de biologia.

01- Pref Municipal de Valinhos – 2008 – ESPP
02- Pref Municipal de Porto Feliz - Consulplan
03 - VUNESP - SAAE - SÃO CARLOS - 2009
04 - Estado do Acre – SGA SESACRE – 2006 – Cespe
05 - Estado do Acre – SGA – 2006 – Cespe 

 Baixe agora as 5 provas


Links relacionados
Material Gratuito - Biologia - Concurso Público - Parte 01
Material Gratuito - Biologia - Concurso Público - Parte 03
Material Gratuito - Biologia - Concurso Público - Parte 04

Relação de provas de concursos anteriores para estudo
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário