sábado, 8 de setembro de 2012

CPTM - Analista de Planejamento e Desenvolvimento Operacional Júnior – Diversos Cargos – Parte 01

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Engenharia da Computação, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
02 - Cargo de Engenharia Elétrica/Eletrônica, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
03 - Cargo de Engenheiro de Produção, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
04 - Cargo de Engenheiro Mecânico, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
05 - Cargo de Segurança Pública/Patrimonial ou Emp, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.


 
Exercícios de fixação
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Cargo: Auditor Jr.
01 - Neste método de custeio, assume-se como pressuposto, que os recursos de uma empresa são consumidos por suas atividades e não pelos produtos que ela fabrica. Os produtos surgem como consequência das atividades consideradas estritamente necessárias para fabricá-los e/ou comercializá los, e como forma de se entender as necessidades, expectativas e anseios de clientes. Este conceito refere-se a que método de custeio?
A) Custeio por responsabilidade.
B) Custeio por ordem de produção (OP).
C) Custeio por processo.
D) Custeio de co-produção.
E) Custeio ABC.

02 - A contabilidade de custo, importante instrumento de auxílio à administração, é parte integrante da Contabilidade. Sobre a contabilidade de custo, é correto afirmar:
I - É o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.
II - Coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados externos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados internos.
III - Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos.
IV - Acumula, organiza, analisa e interpreta os dados operacionais, físicos e os indicadores combinados no sentido de produzir, para os diversos níveis de administração e de operação, relatórios com as informações de custos solicitadas.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) III e IV
B) II e III
C) I, II, III e IV
D) I e IV
E) I, II e III

03 - A análise de custo-volume-lucro é uma ferramenta influente para identificar a extensão e magnitude de um problema econômico pelo qual a empresa esteja passando, assim como ajudá-la a encontrar as soluções necessárias. A respeito dessa análise, considere os itens a seguir.
I É uma ferramenta poderosa no planejamento e na tomada de decisão.
II Enfatiza os inter-relacionamentos de custos, quantidades vendidas e preços, agrupando toda a informação financeira de uma empresa.
III Foca nos fatores que afetam uma mudança nos componentes de lucro.
IV Aborda problemas como o número de unidades que precisam ser vendidas para atingir o ponto de equilíbrio.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II, III e IV
B) IV
C) I, III e IV
D) II e III
E) I, II e III

04 - Nos termos da lei de responsabilidade fiscal, considera-se “adequada” a despesa que:
A) seja objeto de dotação específica e suficiente, ou que esteja abrangida por crédito genérico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espécie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício.
B) seja derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
C) não ultrapassar os gastos com pessoal fixados a critério do poder público, previstos no programa de trabalho, não sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exercício
D) não requer abertura de crédito suplementar.
E) atende exclusivamente aos princípios da moralidade e da eficiência.

05 - A auditoria interna nos setores públicos pode ser aparentemente conflitante com as funções de controladoria, haja vista que ambas visam ao controle das operações, medição de desempenho, interpretação de resultados e proteção dos ativos. Nesse sentido, é incorreto afirmar sobre a auditoria interna:
A) Exerce uma função de assessoria, como órgão de staff.
B) Não exerce qualquer tipo de autoridade sobre os demais departamentos, podendo apenas recomendar, jamais impor, qualquer tipo de controle e outros procedimentos administrativos.
C) Não realiza atividades de linha, preocupando-se apenas com a revisão dos trabalhos de outros departamentos, inclusive os executados pela controladoria.
D) Avalia a eficácia dos procedimentos envolvendo a parte tributária das transações, procedimentos quase sempre definidos pela controladoria.
E) Deve se caracterizar como um processo contínuo de identificação, de mensuração e de comunicação de informações para subsidiar as tomadas de decisões. Sua função básica é suprir seus clientes internos de informações adequadas para a gestão econômica, financeira e operacional da empresa.

Gabarito
01 – E       
02 – E       
03 – A       
04 – E       
05 – E    
 
Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário