domingo, 9 de setembro de 2012

CPTM – Diversos cargos – Técnico – Parte 01

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Técnico de Desenvolvimento/Projetos e Obras I – Edificações/ Construção Civil, concurso realizado em 2012
02 - Cargo de Técnico de Desenvolvimento/Projetos e Obras I -Eletrônica/Eletrotécnica, concurso realizado em 2012
03 - Cargo de Técnico de Licitações, concurso realizado em 2012
04 - Cargo de Técnico de Manutenção I, concurso realizado em 2006 e organizado pela CONESUL Médio
05 - Cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, concurso realizado em 2012
06 - Cargo de Técnico de Serviços de Operação, concurso realizado em 2012
Organizadora do concurso: MAKIYAMA
Nível de Escolaridade:  Médio

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.

 
Exercícios de fixação
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Cargo: Advogado – Direito Civil
01 - Assinale a alternativa correta no que se refere ao prazo prescricional, segundo estabelece o Código Civil.
A) Prescreve em 5 (cinco) anos a pretensão de ressarcimento de enriquecimento sem causa.
B) Prescreve em 3 (três) anos a pretensão do beneficiário contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
C) Prescreve em 1 (um) ano a pretensão relativa a aluguéis de prédios urbanos ou rústicos.
D) Prescreve em 10 (dez) anos a pretensão dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorários, contado o prazo da conclusão dos serviços, da cessação dos respectivos contratos ou mandato.
E) Prescreve em 4 (quatro) anos a pretensão de restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuição.

02 - Assinale a alternativa correta acerca do penhor de veículos, de acordo com o Código Civil.
A) O penhor de veículos só se pode convencionar pelo prazo máximo de dois anos, prorrogável até o limite de igual tempo, averbada a prorrogação à margem do registro respectivo.
B) Constitui-se o penhor de veículos mediante instrumento público ou particular, registrado no Cartório de Títulos e Documentos do domicílio do credor, e anotado no certificado de propriedade.
C) Podem ser objeto de penhor os veículos empregados em qualquer espécie de transporte ou condução, ressalvados aqueles destinados ao uso como ambulâncias ou para transporte funerário.
D) Tem o credor, desde que pessoalmente, direito a verificar o estado do veículo empenhado, inspecionando-o onde se achar.
E) Se de forma diversa não for prevista em contrato entre as partes, não se fará o penhor de veículos sem que estejam previamente segurados contra furto, avaria, perecimento e danos causados a terceiros.

03 - O Código Civil prevê que desde a abertura da sucessão, pertence ao legatário a coisa certa, existente no acervo, salvo se o legado estiver sob condição suspensiva. Sobre o legado, assinale a alternativa correta.
A) O legado de coisa certa existente na herança transfere também ao legatário os frutos que produzir, desde a morte do testador, mesmo se dependente de condição suspensiva, ou de termo inicial.
B) O direito de pedir o legado não se exercerá, enquanto se litigue sobre a validade do testamento, e, nos legados condicionais, ou a prazo, enquanto esteja pendente a condição ou o prazo já vencido.
C) Se o legado consiste em coisa determinada pelo gênero, ao herdeiro tocará escolhê-la, guardando o meio-termo entre as congêneres da melhor e pior qualidade.
D) As despesas e os riscos da entrega do legado correm à conta do legatário, sendo vedado ao testador dispor de forma diversa.
E) A coisa legada entregar-se-á, com seus acessórios, no lugar e estado em que se achava ao falecer o testador, ficando exonerado o legatário dos eventuais encargos que a onerarem.

04 - No que se refere ao exercício da tutela, assinale a alternativa correta.
A) Compete ao tutor, representar o menor, até os quinze anos, nos atos da vida civil, e assisti-lo, após essa idade, nos atos em que for parte.
B) Se os bens e interesses administrativos exigirem conhecimentos técnicos, forem complexos, ou realizados em lugares distantes do domicílio do tutor, poderá este, mediante aprovação judicial, delegar, de forma exclusiva, a outras pessoas físicas o exercício parcial da tutela.
C) Incumbe ao tutor, sob a inspeção do juiz, administrar os bens do tutelado, em proveito deste, cumprindo seus deveres com zelo e boa-fé, sendo admissível que o juiz nomeie de um protutor para fiscalizar os atos do tutor.
D) Se o patrimônio do menor for de valor considerável, o juiz deverá condicionar o exercício da tutela à prestação de caução bastante.
E) A responsabilidade do juiz será direta e pessoal quando não tiver exigido garantia legal do tutor, nem o removido, tanto que se tornou suspeito.

Gabarito
01 – B       
02 – A       
03 – C       
04 – C   

Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário