domingo, 23 de setembro de 2012

ANATEL - Analista Administrativo – Diversos cargos – Parte 03

Relação de provas anteriores
Cargos e Ano de realização
01 - Engenharia Civil - Ano 2009 
02 - Geral - Ano 2004 
03 - Tecnologia da Informação - Ambiente Operacional - Ano 2009 
04 - Tecnologia da Informação – Análise de Negócios - Ano 2009 
05 - Tecnologia da Informação - Arquitetura de Soluções - Ano 2009 
06 - Tecnologia da Informação – Redes e Segurança - Ano 2009 
Organizadora do concurso: CESPE
Nível de Escolaridade:  Superior

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.



Exercícios de fixação – ANATEL

Cargo: Comunicação Social
Organizadora: Cespe - Ano 2009
Os jornalistas têm óculos especiais a partir dos quais veem certas coisas e não outras; e veem de certa maneira as coisas que veem. Eles operam uma seleção e uma construção do que é selecionado.
Pierre Bourdieu. Sobre a televisão, p.25 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

01 - Na história das teorias da comunicação, a teoria hipodérmica foi a primeira tentativa de explicar as condições de produção da notícia, a partir da relação entre estímulo (emissores) e resposta (leitores e anunciantes).

02 - Entre as abordagens que estudam os critérios de seleção dos elementos da notícia estão os estudos sobre gatekeeping, que consistem na análise dos procedimentos relacionados à escolha de temas e enfoques as para notícias. Os estudos sobre os agentes chamados gatekeepers surgiram no campo da psicologia e foram adaptados à análise comunicacional por David Manning White na década de 50 do século passado, com ênfase à ação pessoal dos jornalistas no processo de seleção.

03 - Na visão da teoria crítica, formulada pelos estudiosos da chamada Escola de Frankfurt, o jornalista é um agente revolucionário que não se rende à ideologia capitalista. Nessa perspectiva, os jornalistas possuem autonomia intelectual e senso crítico, o que evita a produção padronizada de informações. Essa vertente resultou no modelo chamado jornalismo revolucionário.

04 - A teoria multifatorial da notícia explica a complexidade das condições de produção da notícia, que envolve uma multiplicidade de elementos, tais como fatores sociais, políticos, econômicos, ideológicos, históricos, tecnológicos e organizacionais.

05 - Os estudos construtivistas sobre o jornalismo explicam como as notícias são produzidas, com ênfase para duas etapas: a pauta e a edição. Nessa perspectiva, o repórter exerce um papel neutro, limitando-se a relatar de forma objetiva os fatos por ele apurados.

06 - No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados.
Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

Gabarito
01 – E       
02 – C       
03 – E       
04 – C       
05 – E
06 – E
 
Links relacionados
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário