quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 Prefeitura São Gonçalo do Amarante/RN ASPERHS 
02 - Ano 2012 UFABC CAIPIMES
03 - Ano 2012 TJ/RR CESPE 
04 - Ano 2012 SESAN Prefeitura Belém/PA CETAP 
05 - Ano 2012 UFCG/PB COMPROV/UFCG 
06 - Ano 2011 CFN CONSULPLAN 

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 Administração Geral - ADGE

31 - Maslow é de entendimento que o comportamento do homem pode ser analisado em função das necessidades que ele sente. Tornando-se ativa uma necessidade, tanto pode ser considerada como estímulo para ação ou impulsionadora das atividades do indivíduo. Em seu trabalho, Maslow apresentou cinco sistemas fundamentais de necessidades que são, em ordem alfabética: Associação; Auto-realização; Básicas; Egostatus; Segurança. Os indivíduos desenvolvem em seu íntimo a consciência da existência dessas necessidades, sendo por elas motivadas, das fisiológicas até as mais sofisticadas. Via de regra, o homem percorre este caminho como se estivesse subindo degraus de uma escada, cada etapa por sua vez, só se conscientizando da próxima etapa, e sendo por ela motivado, quando ultrapassa totalmente o estágio inferior. Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em primeiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

32 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em segundo lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

33 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em terceiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(D) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito dereceber recompensas sociais e profissionais;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

34 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quarto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

35 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quinto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(C) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(D) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(E) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico.

36 - O critério mais simples para avaliar a eficiência de um sistema é a produtividade. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e:
(A) as ordens do chefe efetivamente obedecidas pela equipe;
(B) o número de operários que faltaram ao trabalho;
(C) dias de interrupção do trabalho pela chuva;
(D) dias de interrupção do trabalho por greves;
(E) os resultados obtidos (ou produção).

37 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais: a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da qualidade total é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

38 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era do controle estatístico é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

39 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da inspeção é:
(A) ênfase na localização de defeitos;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) o departamento especializado faz o controle da qualidade.

40 - O modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério:
(A) de projetos com diversas equipes multidisciplinares temporárias;
(B) de estruturas matriciais;
(C) de projetos autônomos;
(D) de projetos puros;
(E) funcional.

41 - O gráfico universal conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização é o denominado:
(A) histograma;
(B) fluxograma;
(C) cronograma;
(D) organograma;
(E) funcionograma.

42 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Estados Federados:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

43 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Municípios:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

44 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente físico de trabalho envolve, entre outros:
(A) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano;
(B) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(C) o tipo de atividade agradável e motivadora;
(D) o relacionamento humano agradável;
(E) a iluminação.

45 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente psicológico de trabalho envolve, entre outros:
(A) a ventilação;
(B) a iluminação;
(C) o relacionamento humano agradável;
(D) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(E) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.

GABARITO:
31 - B
32 - B
33 - C
34 - C
35 - C
36 - E
37 - B
38 - D
39 - C
40 - E
41 - D
42 - E
43 - E
44 - E
45 - C


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