quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 03

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 IF/AL COPEVE/UFAL 
02 - Ano 2012 UFPE/UFRPE COVEST 
03 - Ano 2011 CREMERJ/RJ DOM CINTRA 

Total de 03 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 - Administrador - ADMI -  Superior

41 - A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho nas empresas tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. A aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar é atribuída a:
(A) Maslow;
(B) Henry Ford;
(C) Henri Fayol;
(D) Max Weber;
(E) Frederick Taylor.

42 - Pesquisadores e estudiosos participaram do processo de desenvolvimento da teoria e prática da administração. A teoria da burocracia, na escola clássica de administração, é associada a:
(A) Maslow;
(B) Max Weber;
(C) Henri Fayol;
(D) Henry Ford;
(E) Frederick Taylor.

43 - A reunião e coordenação de recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento de objetivos são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) controlar;
(D) organizar;
(E) recompensar.

44 - A direção, motivação e comunicação com funcionários, individualmente e em grupos, envolvendo o contato diário com as pessoas, ajudando a guiá-las e inspirá-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

45 - A especificação dos objetivos a serem atingidos e a decisão antecipada das ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

46 - O estabelecimento de padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, o monitoramento do desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho, o fornecimento às pessoas de feedback ou informação sobre seu progresso, a identificação de problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

47 - Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para desempenhar funções administrativas e alcançar vantagens competitivas. Poder desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo é considerada uma habilidade:
(A) interpessoal e de comunicação;
(B) manter pessoas talentosas;
(C) atrair pessoas talentosas;
(D) conceitual e de decisão;
(E) técnica.

48 - Executivos seniores utilizam mais da metade do tempo interagindo com outras pessoas. Embora ainda haja muitos administradores tradicionais, concentrados em ser o chefe, em dar ordens e em monitorar cuidadosamente os funcionários, muitos acreditam que o administrador atual e do futuro devem se concentrar em fazer parte de uma equipe, dividir as informações com os outros e ensinar e auxiliar as pessoas a aprender, em outras palavras, devem focalizar mais as habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

49 - O reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, o exame de fatores numerosos e conflitantes que influenciam estas questões e problemas, e a resolução de problemas para o benefício da organização e de todos os envolvidos, estão relacionados com as chamadas habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

50 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização funcional é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) por produto;
(C) por projetos puros;
(D) por projetos funcionais;
(E) por projetos autônomos.

51 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização de projetos é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) territorial;
(C) por cliente;
(D) por produto;
(E) funcional pura.

52 - A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) ser amigável;
(B) apoiar os funcionários;
(C) ouvir e prestar atenção;
(D) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

53 - A liderança orientada para as pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(B) insistir na necessidade de cumprir metas, e superar a concorrência ou o desempenho passado;
(C) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos;
(D) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando a economia de custos;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

54 - As empresas e outros tipos de organizações surgem e desaparecem em função de sua capacidade de administrar dinamicamente seus recursos internos e suas relações com o ambiente. Há várias explicações para as flutuações na capacidade de resposta aos desafios externos e internos. Uma delas é a atitude dos administradores em relação ao futuro: a atitude pode ser proativa ou reativa. No comportamento reativo dos administradores é possível identificar:
(A) o espírito renovador;
(B) a antecipação de novas situações;
(C) a capacidade de adaptação às novas situações;
(D) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

55 - No comportamento proativo dos administradores é possível identificar:
(A) o apego às tradições;
(B) o espírito conservador;
(C) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(D) a incapacidade de adaptação às novas situações;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

GABARITO
41 – E          
42 – B          
43 – D          
44 – A          
45 – B
46 – D          
47 – E          
48 – B          
49 – C          
50 – B
51 – A          
52 – D          
53 – E          
54 – D          
55 – E

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