sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 08

Relação de Provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
- Ano 2013 SESC/PE UPENET/IAUPE
- Ano 2013 EBSERH IADES
- Ano 2012 Pref. Balsa Nova/PR UFPR
- Ano 2012 Pref. Bananeiras/PB EXAMES
- Ano 2012 Pref. Eldorado Paulista/SP SOLER
- Ano 2012 UFS UFPI/COPESE
- Ano 2012 IAMSPE VUNESP



Exercícios de fixação

DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe - 2004

O lócus onde a prática profissional cotidiana, sob vínculo empregatício e assalariada, ocorre predominantemente é o das instituições, onde o sujeito depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, voltadas para a produção quantitativa de aparência imediata e não para resultados qualitativos e duradouros.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

51- Há uma tendência à desqualificação da prática profissional, especialmente a prática direta e a valorização de tarefas consideradas mais nobres, ligadas ao saber teórico, com vistas a compreender e explicar a profissão, mas raramente instrumentalizá-la.

52- No decorrer da prática profissional, as ações e as relações são determinadas pela divisão sociotécnica do trabalho e correspondem a um certo grau de desenvolvimento da estrutura dessas relações.

53- A rotina abre possibilidades consideráveis de avanços para a ação profissional na medida em que implica importantes ganhos psicológicos, ao tornar desnecessário que cada situação seja definida a cada vez.

54- Pela importância e necessidade do estabelecimento da rotina, ao desenvolver suas atividades em nome de uma instituição, o profissional deve assumi-la como um fim.

55- A verdadeira prática social não está fundamentada em teorias. Ela é resultado da experiência acumulada pelo profissional na sua relação com o usuário da instituição.

56- A prática social não é política, pois visa atender às necessidades primárias do indivíduo e de seu grupo ou comunidade.

57- A instituição é um organismo vivo, participante do fluxo histórico, criada para permitir a operacionalização de políticas sociais direcionadas aos cidadãos, sendo seu dever ético produzir práticas dotadas de efetividade e alcance social.

De acordo com o paradigma da correlação de forças, julgue os itens a seguir.

58- Por meio das práticas de coletivização, ajuda-se o usuário a sair da compreensão individualista de seu problema, pondo-o em contato com outros usuários, apoiando o questionamento das soluções individuais.

59- Na relação profissional, o aumento do poder do usuário na instituição não está relacionado com o conhecimento que ele possa ter a respeito do poder que o assistente social exerce sobre ele.

60- O fortalecimento do usuário em relação ao acesso às políticas sociais básicas implica o trabalho social nas mediações da informação correta, do encaminhamento exato, da transparência do itinerário institucional, da defesa do usuário para uma operacionalização mais equânime das leis.

61- As políticas universalistas são defendidas pela ideologia neoliberal por tornar os indivíduos independentes dos benefícios sociais.

62- Em uma perspectiva de empowerment, a flexibilização dos serviços pode contribuir para reduzir a dependência, sem que se renuncie à garantia dos direitos.

63- O processo de intervenção do assistente social, no contexto das relações de força, exige, simultaneamente, capacidade teórica para estabelecer os pressupostos da ação, capacidade analítica para entender e explicar as particularidades da conjuntura e criatividade para propor alternativas.

O neoliberalismo é de fato o liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado. Acerca do assunto, julgue os itens subseqüentes.

64- Um dos argumentos do neoliberalismo é que a falta de investimentos em políticas sociais por parte do governo não possibilita o surgimento de consumidores dos bens e serviços produzidos pelo país.

65- O pensamento neoliberal considera que o Estado Social, comparado ao mercado capitalista, é eficiente e eficaz na administração de recursos do conjunto da sociedade.

66- O neoliberalismo considera o Estado Social como sendo democrático por estimular o funcionamento da economia e ao mesmo tempo garantir aos usuários dos serviços sociais oportunidades de escolha e autonomia de decisão.

67- As alternativas neoliberais centradas na participação do setor privado rechaçam a cidadania como um todo.

Gabarito
51 – C          52 – C          53 – C          54 – E         55 – E
56 – E          57 – C          58 – C          59 – E          60 – C
61 – E          62 – C          63 – C          64 – E          65 – E
66 – E          67 – E

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário