sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista I, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Cubatão/SP VUNESP
02 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2012 , no Tribunal de Justiça TJ/RJ e organizado pela FCC
03 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2010 , no Tribunal de Justiça TJ/PI e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/PA e organizado pela FCC
05 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/MA e organizado pela IESES
06 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/PR 
07 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/AP e organizado pela FCC
08 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2007 , no Tribunal de Justiça TJ/PE e organizado pela FCC
09 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2005 , no Tribunal de Justiça TJ/MA e organizado pela ESAG
10 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRE/SP e organizado pela FCC
11 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRF 4ª e organizado pela FCC
12 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRT 9ª e organizado pela FCC
13 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 , no Tribunal de Justiça TJ/SE e organizado pela CONSULT
14 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004, no TRT 14ª e organizado pela TRADE CENSUS
15 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 , no Tribunal de Justiça TJ/AP e organizado pela CESPE
16 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2003, no TRE/BA e organizado pela FCC
17 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2003, no TRT 7ª e organizado pela ESAF
18 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2002, no TRF 3ª e organizado pela VUNESP
19 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001, no TRF 4ª e organizado pela FCC
20 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001, no TRE/RJ e organizado pela NCE/UFRJ 
 
Total de 20 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de fixação

VUNESP - PREF SOROCABA 2006

11. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social Escolar, num município paulista, registrou a existência de uma demanda reprimida de 50% de vagas, ou seja, 2.000 crianças de zero a seis anos estão excluídas da creche. Este fenômeno é um desafio para o profissional de Serviço Social e para o poder local porque expressa um(A)
(A) desequilíbrio econômico.
(B) injustiça social.
(C) desigualdade cultural.
(D) questão social latente.
(E) preconceito de classe.

12. O planejamento familiar é ______________, cabendo ao Estado proporcionar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma de coerção por parte de instituições oficiais ou privadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a frase.
(A) livre decisão do casal
(B) atribuição da saúde
(C) função de seguridade social
(D) norma das autoridades civis e religiosas
(E) regulamentado pela legislação

13. Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por
(A) um grupo de pessoas que moram na mesma casa.
(B) qualquer dos pais e seus descendentes.
(C) um grupo de pessoas que se querem bem.
(D) pessoas com objetivos comuns.
(E) pessoas com ideais comuns.

14. Os filhos havidos fora do casamento ou por adoção terão os ______________, proibidas quaisquer discriminações relativas à filiação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
(A) direitos de herança restringidos pela família adotiva
(B) direitos, de acordo com a decisão dos pais
(C) mesmos direitos e qualificações dos filhos nascidos dentro do casamento
(D) direitos assegurados por meio de parecer da justiça da infância e juventude
(E) mesmos direitos dos irmãos consangüíneos

15. O método de análise que considera os fenômenos sociais como a síntese de múltiplas determinações, que exige romper os reducionismos e a fragmentação e que busca uma leitura abrangente no sentido de reconstruir no pensamento os processos que delineiam um fenômeno social, seja ele um movimento social ou uma formação social, é considerado como método
(A) funcionalista.
(B) eclético.
(C) naturalista.
(D) materialista histórico.
(E) positivista.

16. Metodologicamente, a análise da política social implica, ao mesmo tempo, a consideração
(A) do esforço do trabalhador social para compreender a relação entre causa e efeito quando realiza uma intervenção.
(B) do movimento do capital, dos movimentos sociais concretos, da conjuntura econômica, dos movimentos políticos.
(C) dos estudos comparativos de casos sociais, visando obter a média de dificuldades que interferem nas soluções.
(D) da atuação interdisciplinar, para conhecer de modo completo os diversos ângulos dos problemas sociais.
(E) de uma posição corporativista com a finalidade de proteger a ética profissional ameaçada pelo mercado.

17. O exercício profissional ocorre numa realidade em constante movimento, gerando mudanças rápidas, novas demandas e novas circunstâncias. Para conhecer a realidade na qual vai intervir, o profissional do Serviço Social precisa fazer
(A) curso.
(B) treinamento.
(C) estudo.
(D) dinâmica.
(E) pesquisa.

18. O assistente social apoia a sociedade civil na sua luta em prol da universalidade de acesso ao atendimento e à cobertura social nas áreas de saúde, previdência, assistência, educação, moradia e trabalho. Dessa forma, ele deve mobilizar sua potência ético -política e profissional na direção da
(A) justiça e eqüidade.
(B) defesa da democracia.
(C) ampliação da cidadania.
(D) garantia do pluralismo.
(E) inserção de classe, gênero, etnia.

19. Nos termos do Código de Ética do assistente social, “esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional” é __________ do assistente social.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
(A) uma opção
(B) um compromisso
(C) um dever
(D) um direito
(E) um posicionamento

20. A questão social é um desafio que questiona a capacidade de uma sociedade de existir como um conjunto ligado por relações de interdependência. A intervenção do Serviço Social se dá nessa realidade, cabendo ao profissional
(A) reinventar mediações capazes de articular as necessidades das classes subalternas com os direitos de cidadania.
(B) argumentar e convencer os agentes que decidem na contratação de pessoal qualificado para os cargos públicos.
(C) elaborar projetos que atendam as demandas do terceiro setor, capacitando especialistas para intervir neste campo.
(D) executar prioritariamente os projetos que privilegiam os segmentos que apresentam rompimento de vínculos.
(E) empenhar-se, providenciando e oferecendo atividades que incluam segmentos da população que se encontram desempregados.

21. Embora o potencial das tecnologias da informação pudesse ter propiciado simultaneamente maior produtividade, melhor qualidade de vida e maior nível de emprego, o processo de transição histórica para uma sociedade informacional e uma economia global é caracterizado pela deterioração das condições de trabalho e de vida para uma quantidade significativa de trabalhadores.
Ao planejar a intervenção nesta realidade, o assistente social deve considerar a necessidade de
(A) melhoria no conteúdo educacional para solução do problema do desemprego.
(B) fornecimento de qualificações exigidas pela estrutura ocupacional emergente.
(C) fornecimento de treinamentos para suprir a baixa qualidade do sistema de ensino.
(D) contribuição para elevação de salários, visando diminuir a desigualdade social.
(E) neutralização de fatores que levam os trabalhadores à exclusão do processo de trabalho.

22. A Sociedade Salarial é uma realidade recente e representa uma conquista plena de remuneração de benefícios e de segurança pelo trabalho. Mesmo assim, permanecem desigualdades, bolsões de pobreza que desafiam a coesão da sociedade com um todo, permitindo a manifestação
(A) da produção em série.
(B) do emprego protegido.
(C) da solidariedade.
(D) do pleno emprego.
(E) da questão social.

23. As transformações por que vem passando a família brasileira aponta para novos arranjos em sua configuração, significando que, no atendimento às famílias, o Assistente Social deve considerar o modelo de família
(A) patriarcal.
(B) tradicional.
(C) nuclear.
(D) variado.
(E) ideal.

24. O paradigma que considera a creche como “lugar de educação” utiliza, como critério prioritário para atribuição de vagas, as necessidades da
(A) criança.
(B) mãe.
(C) família.
(D) comunidade.
(E) escola.

25. Toda ação social realizada com base na análise científica e na reflexão filosófica é uma práxis e, portanto, integra as exigências de eficácia do agir tanto quanto aquelas de elucidação do pensar. Por isso mesmo, ela pressupõe, de forma necessária, uma convergente colaboração dos especialistas nas várias ações das ciências humanas. Nesse sentido, pode se concluir que as práticas de intervenção social pressupõem uma postura
(A) unidimensional.
(B) intervencionista.
(C) interdisciplinar.
(D) especializada.
(E) democrática.

Gabarito:
11 – D          12 – A          13 – B          14 – C          15 – D
16 – B          17 – E          18 – A          19 – C          20 – A
21 – B          22 – E          23 – D          24 – A          25 – C

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG


Nenhum comentário:

Postar um comentário