sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 03

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
01 - Ano 2012 Pref. Colombo/PR EXATUS
02 - Ano 2012 Pref. Godoy Moreira/PR EXATUS
03 - Ano 2012 Pref. São Manoel do Paraná/PR EXATUS
04 - Ano 2012 Pref. Mariluz/PR EXATUS




Exercícios de fixação

Governo do Estado do Pará - SEAD – Secretaria Executiva de Estado de Saúde - SESPA

Compreender como são constituídas as políticas públicas é uma tarefa fundamental para os assistentes sociais empenhados na ampliação e consolidação da cidadania. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

51- A idéia de políticas públicas está associada a um conjunto de ações articuladas, em determinado tempo, com recursos próprios e alguma capacidade de impacto, com o objetivo de encaminhar demandas transformadas em problemas políticos.

52- No processo de estabelecimento de políticas públicas, a participação da sociedade pode ser denominada controle democrático, na medida em que é um controle coletivo que emana da base da sociedade, do cidadão comum, em prol da ampliação da democracia e da cidadania.

53- Uma política pública resume-se ao conjunto de programas, projetos e ações nela contido e aos serviços por ela implantados.

54- A política pública compreende a dimensão ético-política dos fins da ação, deve-se aliar necessariamente a um projeto de desenvolvimento econômico-social e implicar formas de relação do Estado com a sociedade.

55- A intervenção estatal será certamente racional mesmo considerando-se o limite de recursos públicos disponíveis para a implantação das políticas e o aparato de poder estatal que tende a orientar sua ação a partir dos interesses dominantes na sociedade.

56- As formas de oferta de bens públicos e os desenhos da ação política de cunho social são decorrência, em grande parte, do campo de conflitos que se instala na esfera pública e que passa a imprimir, no âmbito do estado, sua presença.

João, com 35 anos de idade, solteiro, chegou para o atendimento trazido pela mãe. Ele abandonou a escola na 8.ª série, nunca teve muitos amigos, ficou esquisito e pelos cantos, falando sozinho, como se tivesse alguém ao seu lado ou alguém que o ameaçasse. A mãe também conta que já o internou várias vezes por períodos de mais ou menos um mês cada internação e que se sente cansada, mas carrega a cruz que Deus lhe deu, porque é mãe. Os irmãos de João são casados, cuidam da própria vida e não se importam mais com a situação dele. Ele toma medicação, mas, no último mês, não foi possível comparecer às consultas por dificuldades financeiras, e ficou sem tomar o remédio. No momento da entrevista, emagrecido e com aparência descuidada (segundo a mãe, ele não toma banho há três dias), João fica andando de um lado para outro, murmurando frases desconexas.
A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.

57- No início da entrevista, não é necessário que o assistente social esclareça a mãe de João sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional, porque ela é usuária assídua dos serviços de saúde.

58- O assistente social não precisa encaminhar urgentemente João para o psiquiatra, porque ele já faz tratamento há alguns anos e os sintomas apresentados sugerem diagnóstico de transtorno afetivo de humor, com episódio atual de depressão leve e com sintomas psicóticos.

59- O assistente social não deve envolver os irmãos de João no seu tratamento, uma vez que eles já têm vida própria e a mãe é a principal cuidadora.

60- O assistente social deverá encaminhar João a um hospital psiquiátrico, uma vez que o centro de atenção psicossocial (CAPS) não comporta pacientes em crise.

61- O assistente social deverá recorrer ao auxílio-reabilitação psicossocial, parte do Programa de Volta para Casa, instituído pela Lei n.º 10.708/2003, uma vez que o paciente tem dificuldades financeiras.

Historicamente, a assistência psiquiátrica brasileira esteve centrada na internação integral, em hospitais especializados, com internações longas e inúmeras reinternações, sem ou com a participação de familiares e amigos. A reforma psiquiátrica estabeleceu diretrizes para contrapor a esse modelo. Acerca das políticas que viabilizam as diretrizes da reforma psiquiátrica, julgue os itens seguintes.

62- Deve-se garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS), nas três esferas de governo, assuma, gradativamente, todos os procedimentos relacionados aos portadores de sofrimento mental, de modo que todos os serviços da rede substitutiva ao manicômio sejam essencialmente/estritamente públicos.

63- Deve-se garantir a inclusão das ações de saúde mental para adultos como um dos eixos prioritários da Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS), uma vez que a atenção à criança e ao adolescente já é prioridade na formulação dos programas de saúde.

64- Deve-se garantir que as secretarias e os conselhos estaduais e municipais de saúde projetem CAPS em hospitais psiquiátricos já existentes, de modo a facilitar o reconhecimento por parte da população e aproveitar os especialista dessa área.

65- Um dos pilares da reorientação do modelo assistencial em saúde mental consiste na re-significação da internação, isto é, sua compreensão como hospitalidade diurna e noturna, de acordo com o projeto terapêutico do usuário.

66- O critério para a formação de equipes interdisciplinares para atuação em CAPS deve ser o atendimento exclusivo às patologias apresentadas pelo usuário, restrito ao âmbito das secretarias de saúde.

GABARITO
51 – C          52 – C          53 – E          54 – C          55 – E
56 – C          57 – E          58 – E          59 – E          60 – E
61 – E          62 – C          63 – E          64 – E          65 – C
66 – E

  

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário