sábado, 6 de abril de 2013

Biblioteconomia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores

Cargo: Biblioteconomia
01 - Analista, concurso realizado em 2012, no MPE/RO e organizado pela FUNCAB
02 - Analista, concurso realizado em 2011, na FINEP e organizado pela CESGRANRIO
03 - Analista, concurso realizado em 2010, no CVM e organizado pela ESAF
04 - Analista, concurso realizado em 2008, no SERPRO e organizado pela CESPE
05 - Analista, concurso realizado em 2006, no IRB Brasil Resseguros e organizado pela ESAF
06 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2010, no DNPM e organizado pela MOVENS
07 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2009, na ANA e organizado pela ESAF
08 - Analista Censitário, concurso realizado em 2008, no IBGE e organizado pela CONSULPLAN

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

01 - Acerca da informação científica, da informação tecnológica, da informação para negócios e da informação estratégica, assinale a opção correta.
(A) Os principais veículos de divulgação da informação tecnológica são artigos de periódicos, monografias, teses e dissertações.
(B) A informação científica é todo tipo de conhecimento relacionado ao modo de fazer um produto ou prestar um serviço, tendo como foco o mercado.
(C) A informação estratégica refere-se ao conhecimento das tendências de mercado, das conjunturas econômicas, das empresas fornecedoras de insumos, matérias-primas e produtos concorrentes, das organizações concorrentes e do ambiente operacional.
(D) A informação para negócios diz respeito unicamente ao conhecimento tácito, não codificado, que é adquirido pela incorporação informal dos comportamentos e procedimentos relativos ao mercado.
(E) A informação tecnológica é a informação básica ou elementar, que consta de dados concretos quanto a temas de interesse industrial.
             
02 - Quanto às atividades de informação em ciência e tecnologia no Brasil, assinale a opção correta.
(A) Na década de 90 do século XX, a abertura de mercados provocou maior preocupação do setor produtivo com a qualidade e produtividade, o que motivou o avanço das atividades de informação tecnológica no país.
(B) Na década de 80 do século passado, houve paralisação das atividades de informação em ciência e tecnologia devido à inoperância do Sistema Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia, o qual dependia de uma rede consolidada de bibliotecas e centros de documentação.
(C) O aumento da oferta de serviços de informação, decorrente das ações desenvolvidas para dotar o país de um sistema nacional de informação em ciência e tecnologia, proporcionou, por si só, aumento na demanda de informação em ciência e tecnologia nos diversos setores da sociedade.
(D) A cultura de valor econômico da informação já é amplamente difundida no país, o que facilita a exploração do potencial dos recursos de informação provenientes de países desenvolvidos.
(E) O provimento das informações de interesse das organizações de ciência e tecnologia realiza-se, sobretudo, sob a responsabilidade do setor privado.

Texto para as questões 03 e 04
Para conseguir qualidade, eficácia e efetividade em seus serviços e produtos, os sistemas informacionais devem reduzir a incerteza e aumentar a informação a respeito da ambiência que os envolve, particularmente nos insumos que recebem. Tais insumos, sejam de natureza financeira, material ou de demanda, devem ser conhecidos, calculados e antecipados. Nos sistemas informacionais, como nas organizações abertas, de modo geral, o processo decisório tem origem na identificação de problemas ou oportunidades, na coleta e análise de dados e informações quanto a estes problemas/oportunidades e na conversão dessa informação em ação.
K. Tarapanoff. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2.ª ed. Brasília: Thesaurus, 2000 (com adaptações).

03 - Considerando os serviços de notificação corrente A e B e a eficácia e efetividade (ou eficiência) desses serviços, assinale a opção correta.
(A) O serviço B será mais eficiente se atender a um número maior de usuários do que o serviço A pelo mesmo custo.
(B) Ambos os serviços serão eficazes se atingirem o objetivo de manter os usuários informados acerca de assuntos de seu interesse.
(C) O serviço A será mais eficaz do que o serviço B se aplicar um método que aumente o número de pessoas necessárias para atendimento ao mesmo número de usuários com o mesmo volume de informações.
(D) A eficácia é medida pela relação entre o volume de informação disseminada e os recursos consumidos para o fornecimento dos serviços.
(E) Em ambos os serviços, o custo é a principal medida de eficácia e efetividade.    

04 - A respeito do sistema de informação estratégico administrativo (SIEA) e do processo decisório, assinale a opção correta.
(A) A qualidade do SIEA é medida essencialmente pelo volume de informação que é capaz de fornecer para apoiar o processo decisório.
(B) Cenários e monitoramento tecnológico são técnicas de coleta de dados para o SIEA utilizadas para acompanhar o ciclo produtivo interno da organização.
(C) Fatos completos e atuais são essenciais para a tomada de decisões adequadas; portanto, o SIEA deve fornecer informação com alto nível de granularidade e frequência.
(D) As informações gerenciais necessárias à tomada de decisão em nível estratégico visam permitir que determinadas operações continuem acontecendo dentro do ciclo operacional da organização.
(E) O estudo de usuário é um método de coleta de dados para o SIEA. A análise dos dados coletados orienta o planejamento tático e o planejamento operacional.

GABARITO
01 – C        
02 – A        
03 – B        
04 – E

Material de Estudo
- Biblioteconomia - Apostila Geo Concursos com 18 mil questões
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário