sábado, 6 de abril de 2013

Biblioteconomia - Nível Superior – Parte 02 – Seção 01

Relação de Provas anteriores
Cargo: Analista Judiciário
01 - Concurso realizado em 2008, no TJ/DF e organizado pela CESPE
02 - Concurso realizado em 2008, no STF e organizado pela CESPE
03 - Concurso realizado em 2006, no TJ/PA e organizado pela CESPE
04 - Concurso realizado em 2006, no TSE e organizado pela CESPE
05 - Concurso realizado em 2005, no TJ/MA e organizado pela CESPE
06 - Concurso realizado em 2005, no Tribunal Regional Eleitoral TRE/MT e organizado pela CESPE
07 - Concurso realizado em 2004, no Tribunal Regional Eleitoral TRE/AL e organizado pela CESPE
08 - Ano 1999, no Supremo Tribunal de Justiça STJ e organizado pela CESPE

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação
01 - Julgue os itens subsequentes acerca dos organismos nacionais e internacionais de normalização e dos objetivos das normas técnicas.
I - A comunicação, que proporciona os meios necessários para a troca adequada de informações entre clientes e fornecedores, com vistas a assegurar a confiança e um entendimento comum nas relações comerciais, é um dos objetivos da normalização a cargo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
II - A ABNT não promove revisões abertas, isto é, o Comitê Brasileiro de Documentação (CBD) é composto apenas de profissionais experientes que atuam nesse setor, compondo uma Comissão de Estudo para o desenvolvimento de normas.
III - O CBD distribui livremente as normas de interesse para bibliotecas, por meio da parceria da ABNT com o Conselho Regional de Biblioteconomia 7.ª Região (CRB 7), possibilitando o acesso gratuito às normas on-line.
IV - A AENOR (Associación Española de Normalización y Certificación) é a associação espanhola equivalente à ABNT.
V - Na ausência de instruções fornecidas pela ISO (International Organization for Standardization) acerca de determinado aspecto da documentação, a IFLA (International Federation of Library Association and Institutions) é consultada pelo Organismo de Normalização Setorial, órgão que compõe a Comissão de Estudo para o desenvolvimento de normas.
A quantidade de itens certos é igual a
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.

02 - A estratégia de busca em catálogos é potencializada pelas opções de pesquisa avançada, geralmente disponíveis nos OPACs (on-line public access catalog), por meio de uma série de opções. Assinale a opção correta quanto ao uso de operadores booleanos.
(A) A utilização do operador booleano cifrão ($) no início da palavra traz como resultados os registros que contenham qualquer palavra com a raiz fornecida, também conhecido como truncamento à direita.
(B) Na pesquisa por autor e data de publicação, considerando que E seja um operador booleano, a resposta só traz registros de obras que possuam determinado autor e tenham sido publicadas em determinado ano.
(C) O operador lógico representado pelo sinal de mais (+) retorna resultados idênticos àqueles buscados pelo sinal de asterisco (*), já que ambos significam NOT.
(D) Utilizando o OU lógico entre as palavras X e Y, os resultados apresentam todos os registros que contenham a palavra X menos aqueles que contenham também a palavra Y.
(E) Dependendo do operador booleano adotado na expressão de busca, devem-se respeitar os sinais diacríticos e o uso de maiúsculas e minúsculas.

03 - Acerca de Scirus, ferramenta de busca na Internet, assinale a opção correta.
(A) É um serviço de metabusca na Internet que apresenta os resultados em formato de mapas interativos.
(B) Não utiliza uma base de dados para busca, já que não possui a capacidade de varredura do algoritmo utilizado pelo Google, mas obtém descrições de títulos, resumos e outros serviços de busca direta, isto é, metamarcações.
(C) Para ampliar os resultados de pesquisa, utiliza-se o operador semântico til (~) de forma inovadora, mas apenas para conteúdos relacionados à área de tecnologia da informação.
(D) Indexa apenas páginas com conteúdo científico, permitindo aos usuários a localização de artigos ou páginas científicas, médicas e escolares, além de salvar os resultados da pesquisa.
(E) É uma iniciativa de software livre, com código fonte aberto, que relaciona, além do conteúdo de páginas web, vídeos relacionados.

04 - Com base nos conceitos relacionados à conversão retrospectiva, assinale a opção correta.
(A) Em um projeto-piloto de conversão retrospectiva, cria-se uma lista de caracteres a partir da qual se verifica a compatibilidade precisa, unidirecional ou bidirecional, para aplicação da norma ISO.
(B) Por ser um protocolo, a conversão retrospectiva objetiva a especificação de formatos e procedimentos realizados entre um computador cliente e um servidor.
(C) Como um processo regulado por uma norma ISO, essa conversão especifica os requisitos para o formato de conversão de registros bibliográficos.
(D) A conversão retrospectiva objetiva transformar o catálogo da biblioteca de sua forma atual, como aqueles em fichas ou que contêm registros resumidos, para um catálogo legível por máquina, de acordo com normas e padrões estabelecidos internacionalmente, como o formato MARC.
(E) Essa conversão implica, necessariamente, converter os catálogos sistemáticos baseados na Classificação Decimal de Dewey (CDD) para outros, baseados na CDU.

05 - Julgue os itens seguintes acerca de organização, preservação e manutenção de fitas de vídeo em VHS (video home system).
I - Recomenda-se a duplicação de filmes em nitrato de prata, pois suas reproduções são menos duráveis.
II - O acondicionamento deve ser feito em estojo de aço oxidável.
III - A técnica de encolagem é frequentemente utilizada para conservação deste tipo de material.
IV - Recomenda-se a bobinagem da fita, com periodicidade regular, para evitar a aderência e a migração dos registros magnéticos, devendo ser feita na velocidade normal da fita.
V - A transposição integral do registro para uma fita virgem em intervalos regulares é recomendada para prolongar a permanência de filmes neste suporte, observadas as questões ligadas aos direitos autorais do conteúdo do registro.

Estão certos apenas os itens.
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) III e V.
(E) IV e V.

GABARITO
01 – B
02 – B        
03 – D       
04 – D       
05 – E

Material de Estudo
- Biblioteconomia - Apostila Geo Concursos com 18 mil questões
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário