01 – Cargo de Agente de Comunicação social - Nível Superior – Parte 01 – Seção 01, concurso realizado em 2004, na Polícia Federal CESPE Médio
02 - Cargo de Agente de Defensoria - Comunicação Social, concurso realizado em 2009, no DPE/SP e
organizado pela FCC
03 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2008, na ANP e organizado pela CESGRANRIO
04 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2006, no DNIT e organizado pela FJPF
05 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2006, no TCE/RR e organizado pela FESAG
06 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2005, na ANS e organizado pela CESPE
07 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2005, na ANP e organizado pela CESGRANRIO
08 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2004, na ANATEL e organizado pela CESPE
09 - Cargo de Analista Administrativo, concurso
realizado em 2004, na ANVISA e organizado pela CESPE
10 - Cargo de Analista Administrativo – com
habilitação em Jornalismo, concurso realizado em 2006, na ANA e organizado pela
CESPE
Total de 10 provas (Arquivo zipado)
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Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
01 - Uma vez que é objetivamente impossível chegar-se à verdade dos fatos, cabe ao jornalista interpretá-los segundo o interesse público.
02 - Ser objetiva e verdadeira é uma exigência ética da publicidade.
03 - Cabe ao emissor da comunicação a opção de retificar as informações eventualmente incorretas ou falsas, e, ao receptor, o exercício do direito de resposta.
04 - Embora seja processo constitutivo da vida social, a comunicação humana foi estudada especificamente apenas no início do século XX, graças ao desenvolvimento dos modernos meios de comunicação de massa.
05 - Mesmo com a vasta bibliografia referente ao estudo dos processos de comunicação nos seus diferentes elementos, relações, níveis e contextos, ainda não se pode defender que exista uma ciência da comunicação.
06 - A teoria crítica da comunicação, de inspiração liberal, opôs-se às teorias de orientação administrativa, baseadas no positivismo empírico.
07 - Comparada ao foco do tipo de pesquisa realizada anteriormente, a ênfase nos efeitos a longo prazo é a característica marcante dos estudos contemporâneos em comunicação.
08 - Entre as características centrais da antiga mídia de massa modificadas pelas novas tecnologias de comunicação, está a natureza da propriedade e do controle dos meios.
09 - A oferta de formas e conteúdos comunicativos para uma pluralidade de receptores é característica fundamental da comunicação de massa — mesmo quando tais produtos circulem apenas em um segmento restrito da população.
10 – Os canais pay-per-view de televisão a cabo são uma forma avançada de mídia interativa.
GABARITO
01 – E
02 – C
03 – E
04 – C
05 – C
06 – E
07 – C
08 – E
09 – C
10 – E
01 - Uma vez que é objetivamente impossível chegar-se à verdade dos fatos, cabe ao jornalista interpretá-los segundo o interesse público.
02 - Ser objetiva e verdadeira é uma exigência ética da publicidade.
03 - Cabe ao emissor da comunicação a opção de retificar as informações eventualmente incorretas ou falsas, e, ao receptor, o exercício do direito de resposta.
04 - Embora seja processo constitutivo da vida social, a comunicação humana foi estudada especificamente apenas no início do século XX, graças ao desenvolvimento dos modernos meios de comunicação de massa.
05 - Mesmo com a vasta bibliografia referente ao estudo dos processos de comunicação nos seus diferentes elementos, relações, níveis e contextos, ainda não se pode defender que exista uma ciência da comunicação.
06 - A teoria crítica da comunicação, de inspiração liberal, opôs-se às teorias de orientação administrativa, baseadas no positivismo empírico.
07 - Comparada ao foco do tipo de pesquisa realizada anteriormente, a ênfase nos efeitos a longo prazo é a característica marcante dos estudos contemporâneos em comunicação.
08 - Entre as características centrais da antiga mídia de massa modificadas pelas novas tecnologias de comunicação, está a natureza da propriedade e do controle dos meios.
09 - A oferta de formas e conteúdos comunicativos para uma pluralidade de receptores é característica fundamental da comunicação de massa — mesmo quando tais produtos circulem apenas em um segmento restrito da população.
10 – Os canais pay-per-view de televisão a cabo são uma forma avançada de mídia interativa.
GABARITO
01 – E
02 – C
03 – E
04 – C
05 – C
06 – E
07 – C
08 – E
09 – C
10 – E
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