sábado, 13 de abril de 2013

Comunicação social - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista Judiciário II - Comunicação Social, concurso realizado em 2011, no TJ/ES e organizado pela CESPE
02 - Cargo de Analista Legislativo - Comunicação Social, concurso realizado em 2006, na Assembleia Legislativa/GO e organizado pela UEG
03 - Cargo de Analista Legislativo – AudioVisual, concurso realizado em 2007, na Câmara dos Deputados e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista Legislativo - Divulgação Institucional, concurso realizado em 2007, na Câmara dos Deputados e organizado pela FCC
05 - Cargo de Analista Legislativo - Comunicação Social, na Imprensa Escrita, concurso realizado em 2007 Câmara dos Deputados e organizado pela FCC

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Exercícios de fixação

01. Um artigo de Marco Silva (http://www.senac.br/INFORMATIVO/ bts/263/boltec263c.htm) cita a afirmação de M. Marchand, para quem o emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente. Ele não propõe mais uma mensagem fechada, ao contrário, oferece um leque de possibilidades, que coloca no mesmo nível, conferindo a elas um mesmo valor e um mesmo estatuto. O receptor não está mais em posição de recepção clássica. A mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção. Ele se torna, de certa maneira, criador. Enfim, a mensagem que agora pode ser recomposta, reorganizada, modificada em permanência sob o impacto cruzado das intervenções do receptor e dos ditames do sistema, perde seu estatuto de mensagem ‘emitida’. Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de
(A) análise de repertório.
(B) interatividade.
(C) feed-back.
(D) low profile.
(E) diversidade de audiência.

02. Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia.
Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:
(A) a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.
(B) a educação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm baixa penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.
(C) a comunicação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da relação pessoal face-a-face; inflexibilidade tecnológica; crescente convergência de tecnologias.
(D) a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade política; predomínio da lógica de redes na economia; flexibilidade das relações políticas; crescente convergência de tecnologias.
(E) a comunicação interativa é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm média penetrabilidade; predomínio da lógica de redes comunitárias; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

03. "O direito à integridade do meio ambiente - típico direito de terceira geração - constitui prerrogativa jurídica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmação dos direitos humanos, a expressão significativa de um poder atribuído, não ao indivíduo identificado em sua singularidade, mas, num sentido verdadeiramente mais abrangente, a própria coletividade social. Enquanto os direitos de primeira geração KK I - que compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais - realçam o princípio da liberdade e os direitos de segunda geração KIIK - que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas - acentuam o princípio da igualdade, os direitos de terceira geração, que materializam poderes de titularidade coletiva atribuídos genericamente a todas as formações sociais, consagram o princípio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expansão e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponíveis, pela nota de uma essencial inexauribilidade".
(MS 22.164, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 17/11/95)” (http://br.vlex.com/vid/40808900)
Os textos que completam as lacunas I e II acima, referentes aos direitos fundamentais são, respectivamente,
(A) direitos econômicos, sociais e culturais e direitos civis e políticos.
(B) direitos aos avanços tecnológicos e genéticos e direitos à moradia e de expressão.
(C) direitos econômicos, sociais e culturais e direitos aos avanços tecnológicos e genéticos.
(D) direitos à moradia e de expressão e direitos aos avanços tecnológicos e genéticos.
(E) direitos civis e políticos e direitos econômicos, sociais e culturais.

04. Defensoria e Uniban fazem acordo para realização de vestibular para aprovados em 2ª e 3ª chamadas no Prouni de 2009
A Defensoria Pública do Estado e a Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) assinaram na última sexta-feira um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que a instituição educacional se comprometeu a realizar vestibular para os candidatos
aprovados no início de 2009 em 2a e 3a chamadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos tiveram a matrícula recusada pela universidade por não terem participado do processo seletivo que aconteceu em fevereiro, antes da divulgação da lista dos selecionados no Prouni.
(http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3086 – Acesso em 10/12/2009)
O lead dessa matéria interna do Portal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo valoriza o seguinte elemento da matéria jornalística:
(A) Onde?
(B) Por que?
(C) O quê?
(D) Quando?
(E) Como?

GABARITO
01 – B               
02 – A               
03 – E               
04 – C

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