sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comunicação social - Nível Superior – Parte 01 – Seção 08

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista de Trânsito, concurso realizado em 2009, no DETRAN/DF e organizado pela CESPE
02 - Cargo de Analista DES - Comunicação Social – Jornalismo, concurso realizado em 2008, no IDENE/MG e organizado pela FUNRIO
03 - Cargo de Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, concurso realizado em 2012 e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista do Ministério Público Comunicação Social, na UFAL, concurso realizado em 2012 e organizado pela COPEVE
05 - Cargo de Analista Informação e Informática Comunicação Social, concurso realizado em 2009 e organizado pela CESPE

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.


Exercícios de fixação
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

01 - Um dos recursos para chamar a atenção do leitor é manchete de primeira página, notícia principal do dia que recebe o título mais importante. A sua diagramação e o espaço que vai ocupar na página dependem de sua importância e do impacto da notícia.

02 - O formato de jornal conhecido como tablóide tem mancha gráfica de cerca de um quarto do formato standard. A área para impressão corresponde a 27 cm por 15 cm e é muito usado nas regiões Norte e Nordeste.

03 - O editor deve programar com antecedência as páginas de sua edição, esboçando-as mesmo sem saber do espaço definitivo de que vai dispor em uma pré-edição. Dessa forma, pode ele encomendar com mais segurança o tamanho e o enfoque dos textos a serem produzidos.

04 - O papel usado na impressão de jornais é de tipo quebradiço, de fácil descoloração e de cor parda. Pode ser fabricado em bobinas ou folhas avulsas e sua gramatura, em g/m2, varia entre 45, 50 e 52.

05 - No processo gráfico, uma das etapas é a elaboração dos originais. Um original é uma composição de imagens e(ou) textos reproduzida em múltiplas cópias por meio de processo de pré-impressão e impressão.

06 - Entre os gêneros de texto jornalístico, a crônica, ao contrário da notícia, só fala do passado e faz comparações e comentários que a distanciam do fato.

07 - Se, por um lado, a instituição da pauta serviu para organizar e planejar melhor o jornal, por outro transformou o pauteiro em um ditador da notícia, competindo com o chefe de reportagem e o editor.

08 - A maioria das notícias publicadas nos jornais e revistas tem nas entrevistas sua matéria-prima. A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que se conheçam opiniões, idéias, pensamentos de personagem ou pessoa de notório saber.

09 - Um estilo jornalístico em que a opinião ou a interpretação podem ser usados são os artigos. No entanto, seus autores não se identificam e deixam que os leitores interpretem o que dizem. Os artigos sempre expressam a opinião do jornal.

10 - Na redação jornalística, o lide introduz a matéria com as informações mais importantes sobre um determinado fato. O lide abre a maioria das matérias dos jornais diários.

11 - O título de uma matéria jornalística deve, em poucas palavras, dar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.

12 - Os editoriais expressam a opinião das empresas jornalísticas e têm um estilo exaltado, como um discurso de palanque. Os editoriais não precisam ser concisos, até porque devem desenvolver uma linha de argumentação.

13 - Ao redigir uma reportagem, o jornalista não precisa se preocupar com a ordenação dos fatos: eles são muitos e não precisam ser agrupados por blocos de texto nem em parágrafos que demonstrem a relação entre cada um deles.

14 – As editorias de política, de economia e de esportes são seções dos jornais que usam freqüentemente a coluna, gênero em que o autor trata de assuntos cotidianos e passados, sem se importar com a novidade ou a atualidade, em texto que fica entre o literário e o jornalístico.

15 - Na redação jornalística, a reprodução de declarações textuais entre aspas é importante e valoriza o texto. No entanto, é um recurso que não deve ser usado em excesso, nem mesmo para se transcrever discursos, pronunciamentos ou documentos oficiais.

16 - É considerado erro pela maioria das regras de redação e estilo dos jornais dar a notícia explicando o que não aconteceu. As notícias devem ser dadas de maneira positiva no título e no lide.

17 - Legenda e texto-legenda, em jornalismo impresso, são rigorosamente a mesma coisa: texto de uma linha que descreve uma foto e refere-se à notícia que ela ilustra.

18 - A maioria dos jornais impressos evita o nariz-de-cera, recurso de redação que indica prolixidade e é considerado incompatível com o jornalismo.
19 - Suíte ou sumário são pequenos textos de primeira página reunidos em quadro com fundo colorido, normalmente editado na parte inferior da capa de uma edição.

20 - Alguns jornais admitem dois tipos de lide: o noticioso, que responde às questões básicas sobre um fato, e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.

GABARITO
01 – C                 
02 – E        
03 – C                 
04 – C                 
05 – C                 
06 – E                 
07 – E                 
08 – C                 
09 – E
10 – C        
11 – C        
12 – E        
13 – E        
14 – E        
15 – E        
16 – C
17 – E        
18 – C        
19 – E        
20 – C
Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário