sexta-feira, 26 de abril de 2013

Engenharia Ambiental - Nível Superior – Parte 01 – Seção 08

Relação de Provas anteriores
01 - Cargo de Engenheiro Júnior - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2006, na CEF e organizado pela CESPE
02 - Cargo de Engenheiro - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2006, na SESPA e organizado pela NCE/UFRJ
03 - Cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2011, na SEGER/ES e organizado pela CESPE
04 - Cargo de Especialista Portuário – Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2010, na Companhia Docas do Rio de Janeiro/RJ e organizado pela MSCONCURSOS
05 - Cargo de Infraestrutura - Opção 304 – Engenharia Sanitária/Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012 IF/PE e organizado pela IF/PE
06 - Cargo de Inspetor de Recursos Naturais – Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012, na SECAD/TO e organizado pela AOCP
07 - Cargo de Magistério Superior - Engenharia Ambiental/ Energias Renováveis, concurso realizado em 2010, na UFFS e organizado pela FEPESE/UFSC
08 - Cargo de Perito Criminal - Área de Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2007, na Polícia Científica/PR e organizado pela UFPR
09 - Cargo de Perito Criminal - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2007, na Polícia Civil/PR e organizado pela UFPR
10 - Cargo de Professor – Engenharia Ambiental/Biologia/Engenharia Química, concurso realizado em 2010, na FUMEP e organizado pela FUMARC
11 - Cargo de Professor de Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012, no IF/TO e organizado pela EXATUS

Total de 11 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.


Exercícios de fixação
01. Conforme o Artigo 27, da Lei Nº 9.433/97, analise os itens abaixo e marque a única alternativa CORRETA que diz respeito a um dos objetivos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
(A) Promover a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental.
(B) Tomar as providências necessárias à implementação e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
(C) Outorgar os direitos de uso de recursos hídricos e regulamentar e fiscalizar os seus usos.
(D) Realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica.
(E) Fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.

02. Segundo a Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é INCORRETO afirmar.
(A) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente, conforme o disposto na Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício de sua entidade.
(B) A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.
(C) As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas são: multa, restritivas de direitos e prestação de serviços à comunidade.
(D) A pessoa jurídica constituída ou utilizada, preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prática de crime definido nesta Lei, terá decretada sua liquidação forçada, seu patrimônio será considerado instrumento do crime e, como tal, perdido em favor do Fundo Penitenciário Nacional.
(E) A pena para o responsável, por causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, se o crime é culposo, é a reclusão de um a quatro anos, e multa.

03. Em relação à especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente de que trata o Decreto Nº 3.179/99, o pagamento de multa por infração ambiental imposta pelos Estados, Municípios, Distrito Federal ou Territórios
(A) não substitui a aplicação de penalidade pecuniária pelo órgão federal, em decorrência do mesmo fato, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.
(B) pode ser convertido em advertência, caso haja reparação do dano causado, conforme especifica este Decreto.
(C) deve ser analisado em processo administrativo com todos os trâmites explícitos neste Decreto.
(D) substitui a aplicação de penalidade pecuniária pelo órgão federal, em decorrência do mesmo fato, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.
(E) deve ter seu valor aumentado em 1/3, no caso de reincidência específica ou genérica, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.

04. A política urbana tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Marque a alternativa que identifica uma das diretrizes gerais da política urbana.
(A) Preservar e restaurar os recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida.
(B) Desenvolver pesquisas e tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais.
(C) Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais.
(D) Proteger, preservar e recuperar o meio ambiente natural e construído, o patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.
(E) Favorecer condições e promover a educação e a interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

05. Ficam sujeitos a procedimentos simplificados de licenciamento ambiental as unidades de transporte e de tratamento de esgoto sanitário, separada ou conjuntamente, de pequeno e médio porte. Com relação à Resolução do CONAMA Nº 377/06, é INCORRETO afirmar.
(A) Consideram-se como unidades de tratamento de esgoto de pequeno porte: estação de tratamento de esgoto com vazão nominal de projeto menor ou igual a 50 l/s ou com capacidade para atendimento até 30.000 habitantes, a critério do órgão ambiental competente.
(B) As licenças prévia e de instalação poderão ser requeridas e, a critério do órgão ambiental, expedidas concomitantemente.
(C) Os procedimentos simplificados referenciados se aplicam, também, aos empreendimentos situados em áreas declaradas pelo órgão competente como ambientalmente sensíveis.
(D) Para a concessão das licenças prévia e de instalação no processo de licenciamento ambiental simplificado, será obedecido o prazo máximo de noventa dias, contado a partir da data do recebimento do pedido.
(E) O empreendedor, ao requerer o licenciamento simplificado, para as unidades de transporte e de tratamento de esgoto sanitário, de médio porte, apresentará estudo na forma definida pelo órgão ambiental competente mediante termo de referência.

GABARITO
01 – E                 
02 – B                 
03 – D
04 – D                 
05 – C

Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário