sexta-feira, 26 de abril de 2013

Engenharia Ambiental - Nível Superior – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2011, na Prefeitura de Linhares/ES e organizado pela FUNCAB
02 - Cargo de Analista de Projetos e Obras Júnior - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012, na CPTM e organizado pela MAKIYAMA
03 - Cargo de Analista de Sistema de Saneamento - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2013, na CAERD e organizado pela FUNCAB
04 - Cargo de Analista DES - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2008, no IDENE/MG e organizado pela FUNRIO

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.

Exercícios de fixação
01. Com base na Resolução do CONAMA Nº 382/06, a qual estabelece os limites máximos de emissão de efluentes atmosféricos para fontes fixas, analise as questões abaixo e marque a única alternativa CORRETA.
(A) Considera-se como emissão fugitiva lançamento na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa, efetuado por uma fonte provida de dispositivo para dirigir ou controlar seu fluxo, como dutos e chaminés.
(B) O monitoramento das emissões poderá ser realizado, levando-se em consideração, apenas, os métodos contínuos, em conformidade com o órgão ambiental.
(C) Para as fontes de emissão de poluentes gerados em processos de geração de calor, situadas além do mar territorial brasileiro, cujas emissões não atingem significativamente as comunidades, deverá ser realizado somente o controle de eficiência de queima de combustível, obedecido o limite de emissão de 80 mg/Nm3 de monóxido de carbono - CO, independente da potência ou do combustível utilizado.
(D) Será considerado monitoramento contínuo, quando a fonte estiver sendo monitorada em, no mínimo, 40% do tempo de sua operação por um monitor contínuo, considerando o período de um ano.
(E) O órgão ambiental licenciador não poderá estabelecer limites de emissão menos restritivos que os estabelecidos nesta Resolução para as fontes fixas de emissões atmosféricas.

02. De acordo com a Resolução do CONAMA Nº 375/06, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, marque a alternativa INCORRETA.
(A) Os lodos gerados em sistemas de tratamento de esgoto, para terem aplicação agrícola, deverão ser submetidos a processo de redução de patógenos e da atratividade de vetores.
(B) A referida Resolução veta a utilização agrícola do lodo de estação de tratamento de efluentes de portos e aeroportos.
(C) Para fins de utilização agrícola, o lodo de esgoto ou produto derivado será considerado estável, se a relação entre sólidos voláteis e sólidos totais for inferior a 0,70.
(D) Não será permitida a aplicação de lodo de esgoto ou produto derivado em áreas onde a profundidade do nível do aqüífero freático seja inferior a 1,5 m na cota mais baixa do terreno.
(E) O lodo de esgoto ou produto derivado não poderá ser utilizado na zona de amortecimento de unidades de conservação.

03. Com relação à Resolução do CONAMA Nº 001/86, marque a alternativa INCORRETA.
(A) O licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente dependerá não só do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) mas também do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os quais serão submetidos à aprovação do órgão estadual competente e do IBAMA em caráter supletivo.
(B) O RIMA refletirá as conclusões do EIA e conterá, no mínimo, a descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e educacionais, especificando para cada uma delas, nas fases de construção e operação, a área de influência, as matérias primas e a mão-de-obra.
(C) O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada à sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto bem como todas as conseqüências ambientais de sua implementação.
(D) Os órgãos públicos que manifestarem interesse ou tiverem relação direta com o projeto receberão cópia do RIMA para conhecimento e manifestação.
(E) Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade é uma das diretrizes gerais, estabelecida na referida Resolução do Estudo de Impacto Ambiental.

04. Considerando a Resolução do CONAMA Nº 358/05, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde, analise as questões abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
(A) O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não-geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos.
(B) Os resíduos pertencentes ao Grupo B, constantes no Anexo I da referida resolução, quando, no estado líquido, devem ser encaminhados para a disposição final em aterro licenciado.
(C) O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.
(D) É obrigatória a segregação dos resíduos na fonte e no momento da geração, de acordo com suas características, para fins de redução do volume dos resíduos a serem tratados e dispostos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente.
(E) Cabe aos geradores de resíduos de serviço de saúde e ao responsável legal o gerenciamento dos resíduos desde a geração até a disposição final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de saúde pública e saúde ocupacional.

05. De acordo com a Resolução do CONAMA Nº 357/05, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, marque a alternativa INCORRETA.
(A) As águas doces são aquelas com salinidade igual ou inferior a 0,5%.
(B) As águas salobras são aquelas que apresentam salinidade inferior a 30%.
(C) As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, em treze classes de qualidade.
(D) O Poder Público poderá, a qualquer momento, acrescentar outras condições e padrões de qualidade, para um determinado corpo de água, ou torná-los mais restritivos, tendo em vista as condições locais mediante fundamentação técnica.
(E) Ambiente lótico é considerado como sendo o ambiente relativo a águas continentais moventes.

GABARITO
01 – C                 
02 – E                 
03 – B                 
04 – B                 
05 – B


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário