sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 05

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)  
01 - Ano 2013 CBPM FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA
02 - Ano 2012 Pref. Aracruz/ES FUNCAB
03 - Ano 2012 Pref. Valença/RJ FUNCAB




Exercícios de fixação

Governo do Pará – SEAD – Secretaria Executiva do Trabalho e Promoção Social - SETEPS

A constituição dos interesses dos sujeitos que atuam no processo de estabelecimento das políticas públicas é explicada pelos principais paradigmas da ciência política contemporânea. Sob o ponto de vista desses paradigmas, julgue os itens seguintes.

51- A matriz liberal orienta os denominados pluralistas, de modo que a constituição dos interesses tem como fundamento a racionalidade do indivíduo e os direitos naturais de liberdade, igualdade, sendo que o interesse social coincide com os interesses dos indivíduos.

52- A visão marxista considera que não existem interesses dos indivíduos, mas do Estado, sendo que este é capaz de constituir e defender interesses que se expressam em objetivos próprios.

53- Para os institucionalistas ou neo-institucionalistas, orientados pela matriz weberiana, os interesses dependem do grupo fundamental no qual os indivíduos se inserem e a sua realização requer ação política.

A prática de avaliação de políticas, programas e projetos sociais está presente no cotidiano profissional do assistente social.
Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

54- O processo avaliativo deve restringir-se à aferição do grau de eficiência, eficácia e efetividade de um programa ou projeto social, evitando o envolvimento dos sujeitos (dimensão subjetiva), o que, certamente, compromete os resultados.

55- A avaliação da eficiência está relacionada com o alcance social das metas propostas por uma política ou programa, referindo-se, portanto, à adequação dos meios utilizados para atingir as metas.

56- A avaliação da eficácia visa aferir os custos e recursos empregados em uma política ou programa e os resultados alcançados.

57- A efetividade estabelece o impacto da ação sobre a população-alvo após a execução do programa, sob o ponto de vista objetivo, avaliando a mudança quantitativa, e sob o ponto de vista subjetivo, as mudanças comportamentais nas crenças e valores da população-alvo.

A pesquisa avaliativa cresceu na esteira do método científico como meio de aferir o modo de tratar problemas sociais. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

58- Os instrumentos e as técnicas usuais na avaliação de políticas e programas sociais são neutros por estarem referenciados teoricamente, com postura metodológica e intencionalidade definida.

59- Alguns instrumentos utilizados na pesquisa avaliativa, como o questionário e a entrevista, são exclusivos e de uso restrito ao método qualitativo.

60- O panel, que pode ser utilizado para medir a extensão ou a direção de uma mudança, é um estudo de natureza longitudinal, consistindo em uma série de entrevistas ou observações de uma mesma unidade ou sujeito em periodicidade determinada durante um período de tempo.

61- O survey é empregado para obter informações quantitativas em grandes populações a partir de amostras.

62- A observação simples é usada para conhecer situações que tenham um caráter público, como hábitos de compra, comportamentos políticos, conduta, entre outros.

Para o assistente social, a pesquisa deve ser considerada como elemento essencial na construção de um projeto profissional emancipatório. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

63- A principal influência do positivismo nas ciências sociais foi a utilização dos termos do tipo matemático para a compreensão da realidade, o que provocou a apropriação da linguagem de variáveis para especificar atributos e qualidades do objeto de investigação.

64- A pesquisa realizada utilizando estudo de caso, uma técnica de natureza qualitativa, não comporta o recurso a técnicas quantitativas durante a sua realização.

65- A efetivação formal e política da pesquisa participante exige a decisão do pesquisador de correr o risco da identificação ideológica com a comunidade.

66- As técnicas qualitativas, como observação participante, história de vida ou história oral, são mais freqüentemente usadas em situações em que os métodos estruturados não podem ser empregados, tais como em teses de hipóteses.

GABARITO – Gov do Pará – SETEPS - 2004
51 – C              52 – E              53 – E              54 – E              55 – E
56 – E              57 – C              58 – E              59 – E              60 – C
61 – C              62 – C              63 – C              64 – E              65 – C
66 – C



Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário