segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dentista - Nível Superior e Médio – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores
01 - Cargo de Atendente Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2008, na Prefeitura de Vassouras/RJ e organizado pela FEC Médio
02 - Cargo de Atendente de Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Vassouras/RJ e organizado pela FUNCAB Médio
03 - Cargo de Auditor - Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2007, na Prefeitura de Mossoró/RN e organizado pela CONSULPLAN
04 - Cargo de Auditor Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2007, na Prefeitura de Angra dos Reis/RJ e organizado pela CEPERJ
05 - Cargo de Auditor Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2004, na SSE/GO e organizado pela UEG
06 - Cargo de Auditor Dentista, concurso realizado em 2003, no SES/PI e organizado pela NCE/UFRJ
07 - Cargo de Auditor Dentista, concurso realizado em 2003 SESA/PI, na e organizado pela NCE/UFRJ
08 - Cargo de Auditor Dentista, concurso realizado em 2003 SESAPI/PI, na e organizado pela NCE/UFRJ
09 - Cargo de Auditor do SUS - Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2012, na SEMSA - Prefeitura de Manaus/AM e organizado pela CETRO
10 - Cargo de Auditor Sanitário Municipal - Dentista, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São João Nepomuceno/MG e organizado pela ÉTICA CONCURSOS
11 - Cargo de Auxiliar de Cirurgião Dentista, concurso realizado em 2010, na Prefeitura de Jaguariúna/SP e organizado pela ADVISE Médio

Total de 11 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.



Exercícios de fixação

Pref Municipal de Camaragibe

CONHECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
21. Constitui o Sistema Único de Saúde o conjunto de ações e serviços de saúde prestados
A)  apenas, por órgãos e instituições públicas federais.
B)  apenas, por órgãos e instituições públicas estaduais e municipais.
C)  apenas, por órgãos da administração direta e indireta.
D)  apenas, por fundações mantidas pelo Poder Público.
E)  não apenas por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais como também da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

22. Com relação ao CAPÍTULO III, da Lei 8080, que trata da Organização, da Direção e da Gestão do Sistema Único de Saúde, é FALSO afirmar que
A)  as ações e os serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, são organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
B)  no nível municipal, o SUS deverá organizar-se em distritos, de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
C)  as comissões intersetoriais de âmbito nacional, criadas são subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde e integradas pelos ministérios e órgãos competentes e entidades representativas da sociedade civil.
D)  cabe às comissões intersetoriais articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do SUS.
E)  cabem às comissões permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior propor prioridades, métodos e estratégias para a formação e educação continuada dos recursos humanos do SUS.

23. À direção nacional do SUS compete
A)  formar consórcios administrativos intermunicipais.
B)  definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade; de rede de laboratórios de saúde pública; de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária.
C)  gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
D)  identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional.
E)  dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde.

24. Com relação ao Título III “Dos Serviços Privados de Assistência à Saúde” da Lei 8080, é FALSO afirmar.
A)  É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde.
B)  A participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde somente é permitida através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos.
C)  Para a participação de empresa ou de capital estrangeiro, é obrigatória a autorização do órgão de direção nacional do SUS, a quem caberá o controle das atividades que forem desenvolvidas e dos instrumentos que forem firmados.
D)  A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
E)  Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do SUS quanto às condições para seu funcionamento.

25. Com relação à participação complementar no SUS, é FALSO afirmar.
A)  Será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
B)  Terão preferência para participar do SUS as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
C)  Os critérios e os valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos, respectivamente, pelas direções estadual e municipal do SUS, aprovados nos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.
D)  A fixação dos critérios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remuneração deverá estar fundamentada em demonstrativo econômico-financeiro que garanta a efetiva qualidade dos serviços contratados.
E)  Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS.

26. Para receberem recursos oriundos do Fundo Nacional de Saúde, Estados e Municípios deverão contar com
I. Fundo de Saúde.
II. Plano de Saúde.
III. Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.
IV. Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
Está(ão) CORRETO(S)

A)  apenas o item I.
B)  os itens I e II.
C)  os itens III e IV.
D)  os itens II, III e IV.
E)  Todos os itens.

27. Com relação ao PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO, em consonância com a NOAS 01/02, é FALSO afirmar.
A)  Ele é definido como instrumento de ordenamento do processo de regionalização da assistência em cada estado e no Distrito Federal.
B)  Deve ser elaborado na perspectiva de garantir o acesso de todos os cidadãos aos serviços necessários à resolução de seus problemas de saúde em qualquer nível de atenção, diretamente ou mediante o estabelecimento de compromissos entre gestores para o atendimento de referências intermunicipais.
C)  Ele poderá ou não subsidiar o processo de qualificação de regiões/microrregiões.
D)  Município-pólo, módulo assistencial e região de saúde são alguns dos conceitos-chaves que devem ser observados pelo PDR.
E)  No PDR, o município-pólo deverá ser aquele que, de acordo com a definição da estratégia de regionalização de cada estado, apresente papel de referência para outros municípios, em qualquer nível de atenção.

28. Com relação ao Pacto pela Saúde 2006, é CORRETO afirmar.
A)  Tem como maior prioridade a assistência especializada ao idoso
B)  Pretende consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.
C)  No que se refere ao câncer de colo de útero e mama, sua meta prioritária é não permitir que a mortalidade por essas causas evolua.
D)  Com relação à promoção de saúde, delega aos estados e municípios a responsabilidade de elaborar e implantar política que dê ênfase à adoção de hábitos saudáveis pela população brasileira.
E)  Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal e infantil por causas externas.

29. O Pacto pela Saúde, com vistas ao alcance da diretriz “manutenção da capacidade funcional do idoso”, prevê ações em dois níveis – prevenção de agravos (1º nível) e detecção precoce de problemas potenciais ou já instalados (2º nível). Dentre as atividades específicas no segundo nível, destacam-se
I. Utilização de protocolos próprios para situações comuns entre os idosos, tais como queda, alteração de humor e perda cognitiva.
II. Prevenção de deficiências nutricionais.
III. Avaliação das capacidades e habilidades no ambiente familiar.
IV. Cobertura vacinal para o tétano, pneumonia e influenza.

Estão CORRETAS:
A)  I, II e III.
B)  I e IV.
C)  II, III e IV.
D)  I, III e IV.
E)  II e IV.

30. Com relação à organização e ao funcionamento dos serviços de atenção ao portador de deficiência, é FALSO afirmar.
A)  Os serviços no nível de atenção básica deverão estar qualificados a desenvolver ações de prevenção primária e secundária e ações básicas de reabilitação.
B)  No nível de atenção secundária, os serviços deverão estar qualificados para atender as necessidades específicas advindas da incapacidade propriamente dita.
C)  No nível de atenção secundária, será prestado tratamento em reabilitação para todos os casos, mediante atuação de profissional especializado para tal com a utilização de tecnologia apropriada.
D)  No nível de atenção básica, a intervenção de caráter individual, familiar, grupal e comunitária deverá organizar-se de forma complementar ao nível secundário especializado.
E)  No nível de atenção secundária, as ações considerarão um sistema de referência e contra-referência, objetivando o alcance da maior cobertura e resolubilidade possíveis dos casos detectados.

GABARITO
21 – E          22 – B          23 – B         
24 – A          25 – C          26 - E          
27 – C          28 – B          29 – A         
30 – C

Links relacionados




Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário