segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dentista - Nível Superior e Médio – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores
Cargo de Auxiliar de Cirurgião dentista
01 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São José da Tapera/AL e organizado pela COPEVE/UFAL Médio
02 - Concurso realizado em 2006, na Prefeitura de Delmiro Gouveia/AL e organizado pela COPEVE/UFAL Médio
03 - Concurso realizado em 2006, na Prefeitura de Pedro Leopoldo/MG e organizado pela CONSULPLAN Médio
04 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Varginha/MG e organizado pela REIS & REIS Fundamental

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.



Exercícios de fixação

Estado do Acre – Secretária de estado da administração Pública

QUESTÃO 21
 
A prática da odontologia restauradora possui relação recíproca com a saúde periodontal. A doença periodontal sem tratamento poderá comprometer o sucesso da terapia restauradora. Uma restauração inadequada pode ter efeito iatrogênico sobre o periodonto. O papel do clínico é manter ou restituir o equilíbrio entre a relação de virulência bacteriana e a resposta do hospedeiro.
Baratieri et al, 2001, In: Odotogogia Restauradora.
Fundamentos e Possibilidades, (com adaptações).

Considerando o tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
A) O termo doença periodontal deve ser adotado para indicar perda ativa de inserção e osso alveolar. O limite entre saúde e doença periodontal é a evidência de perda de inserção.
B) As gengivites podem ser mantidas, mesmo na inexistência de terapia periodontal, por períodos indeterminados, sem se converterem em periodontites.
C) O sangramento à sondagem é o sinal mais sensível de inflamação e indica a necessidade de controle químico da placa bacteriana.
D) A extensão do preparo cavitário ao fundo do sulco gengival pode promover a migração desse epitélio apical com permanente perda de inserção.

QUESTÃO 22
As lesões não cariosas são mais freqüentes na região cervical da superfície vestibular de adultos idosos, embora possam ocorrer em todas as idades. A prevalência e a severidade dessas lesões aumentam com a idade. A esse respeito, assinale a opção correta.
A) O uso abusivo de bebidas ácidas ou mesmo de frutas que contêm ácido cítrico pode causar erosão dentária extrínseca significativa em adolescentes.
B) As lesões não cariosas devem ser sempre restauradas como forma de evitar a sua progressão.
C) As resinas compostas híbridas são as mais recomendadas para restauração de lesões de erosão/abfração, devido ao seu baixo módulo de elasticidade em relação às demais resinas compostas disponíveis.
D) As lesões em forma de U retêm mais as restaurações que as em forma de V, devido à maior área de contato com a superfície dentária.

QUESTÃO 23
As fraturas dentais traumáticas em dentes podem ocorrer, independentemente da idade e do sexo do paciente, tanto em dentes vitais quanto em não vitais, quer na arcada superior ou na inferior. Elas são, no entanto, mais freqüentes nos dentes anteriores superiores de adolescentes do sexo masculino.
Assinale a opção incorreta acerca das fraturas dentais e seu tratamento.
A) O tipo de fratura e, em especial, o seu grau de extensão no sentido apical e o tempo decorrido até o atendimento são os fatores que mais influenciam no plano de tratamento e no prognóstico do dente fraturado.
B) As fraturas extensas em dentes com erupção parcial requerem, necessariamente, procedimentos cirúrgicos para recuperação do espaço biológico.
C) A colagem de fragmento apresenta vantagens incluindo a melhor estética e o restabelecimento mais fácil da função, uma vez que a guia anterior é mantida em estrutura dental.
D) A possibilidade de o fragmento se desprender aumenta com o aumento do trespasse vertical, da função incisiva e em pacientes que apresentam hábitos parafuncionais que envolvam os dentes anteriores.

QUESTÃO 24
Julgue os itens abaixo.
I Quando não é possível a colagem de fragmento, a técnica do condicionamento ácido e os diferentes tipos de resina composta podem ser utilizados para restaurar os dentes, de forma totalmente reversível.
II Os dentes naturais são policromáticos, enquanto as resinas são monocromáticas, assim sendo, é muito difícil obter excelência estética nas restaurações das fraturas com uma única cor de resina composta, embora nem sempre restaurações monocromáticas comprometam a aparência do sorriso.
III A colagem de fragmento pode ser imediata ou mediata e ainda autógena ou homógena.
IV Independentemente do fato de serem ou não restaurados, todos os dentes de vítimas de traumatismos precisam ser controlados clínica e radiograficamente, uma vez que existe o risco de ocorrer reabsorção dentinária interna e(ou) externa em decorrência do traumatismo.
A quantidade de itens certos é igual a

A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

Texto para as questões de 25 a 27
Um jovem com 20 anos de idade procurou por atendimento, queixando-se de sensibilidade ao comer doces e(ou) alimentos gelados do lado direito, inferior, sem identificar a localização exata da dor. Por meio de anamnese, exame clínico e radiográfico (série periapical completa e 4 radiografiasinterproximais), foi observado o seguinte quadro:
< Hábitos alimentares: dieta irregular com registro de várias refeições ao dia, com preferência por sanduíches, refrigerantes e guloseimas.
< Hábitos de higiene bucal: escovação 3 vezes ao dia e uso esporádico de fio dental.
< Exame clínico: gengivite marginal nas papilas dos molares e pré-molares superiores e inferiores, nas regiões vestibulares dos incisivos anteriores superiores e inferiores, lesões de mancha branca opaca nas cervicais dos molares e prémolares, fóssulas e fissuras clinicamente hígidas; dente 46 com restauração (O) em resina composta com fratura de bordas na parede vestibular da caixa oclusal; dente 47 com área escurecida na fossa oclusal sem aparente cavitação; dente 48 com erupção parcial; dentes 16 e 26 selados satisfatoriamente; e 36 com restauração oclusal em resina clinicamente satisfatória.
< Exame radiográfico: dentes 15, 25, 26 e 27 — radiolucidez no terço externo do esmalte nas superfícies mesiais e distais; dentes 36 e 34 — radiolucidez no terço externo do esmalte mesial e distal; dente 35 — radiolucidez em esmalte e dentina, terço interno da dentina, na superfície distal e no terçoexterno de esmalte na mesial; dente 48 — erupção parcial, coroa com inclinação voltada para distal do 47; dente 47 — lesão dentinária extensa atingindo o terço interno da dentina, dente 46 — radiolucidez na metade interna da dentina na oclusal e mesial; dentes 45 e 44 — radiolucidez no terço externo do esmalte.

QUESTÃO 25
Com referência ao caso descrito no texto, julgue os itens a seguir.
I Pode-se indicar a introdução de bochechos diários com fluoreto de sódio, na concentração de 0,02%.
II A orientação dietética deve ser no sentido da restrição total do consumo de açúcar, inclusive nas refeições principais.
III Para o controle mecânico da placa, deve-se modificar a escovação e reforçar a utilização de fio dental diariamente.
IV Quando o controle mecânico da placa não for efetivo, pode ser indicado o controle químico da mesma com solução de clorexidina a 1%, 2 vezes ao dia, durante 15 dias.
Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

QUESTÃO 26
Assinale a opção incorreta quanto ao tratamento cirúrgico restaurador para o caso descrito no texto.
A) Todos os dentes com imagem radiográfica de lesão interproximal na dentina e no esmalte devem ser restaurados de imediato, pois se trata de paciente com alta atividade de doença.
B) É indicada a exodontia do dente 48.
C) A lesão cariosa do dente 47 é usualmente denominada cárie oculta e seu tratamento pode ser feito mediante um capeamento pulpar indireto ou uma restauração direta imediata.
D) Na seqüência do tratamento restaurador, deve ser dada preferência aos dentes com lesões de maior dimensão. Para isso, se introduz uma sessão de adequação do meio bucal com o selamento de todas as lesões cavitadas.

QUESTÃO 27
Ainda com relação à situação apresentada no texto, assinale a opção incorreta quanto aos dentes anteriores.
A) Geralmente, a modificação do controle mecânico da placa é suficiente para resolver o problema da gengivite.
B) As lesões de mancha branca devem ser remineralizadas previamente a qualquer procedimento restaurador.
C) A microabrasão não pode resolver a questão estética onde a remineralizacão deixou uma cicatriz no esmalte.
D) O uso do fio dental é imprescindível para melhorar o controle mecânico da placa na região interproximal.

QUESTÃO 28
O código de ética profissional do Conselho Federal de Odontologia regulamenta o exercício profissional. Nesse contexto, os direitos fundamentais do cirurgião dentista incluem I resguardar o segredo profissional.
II elaborar e manter atualizados os prontuários dos pacientes, conservando-os em arquivo próprio.
III abster-se de atos que impliquem mercantilização da odontologia ou sua má conceituação.
IV recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado em que as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 29
As resinas compostas apresentam duas partes distintas: a parte orgânica, representada pelos monômeros, e a parte inorgânica, representada pelas partículas de carga. Acerca desse material, assinale a opção incorreta.
A) Um grau de conversão maior dos monômeros de uma resina representa a melhoria de suas propriedades físicas.
B) As resinas compostas quimicamente ativadas têm uma fase pós-gel mais prolongada e o material não pode escoar em direção às paredes das cavidades, ocorrendo mais estresse na interface dente/restauração.
C) Nas resinas fotoativadas, a intensidade de luz é maior na superfície e diminui com o aumento da profundidade.
D) O módulo de elasticidade, a técnica de restauração e o modo de polimerização escolhido determinam o valor do estresse gerado na interface restauração de resina/dente.

QUESTÃO 30
Com referência ao cimento de ionômero de vidro, assinale a opção incorreta.
A) O líquido do cimento de ionômero de vidro resinomodificado é um ácido poliacrílico com grupos metacrilatos, hema e fotoiniciadores.
B) O pó do cimento de ionômero de vidro resinomodificado é formado por cristais de fluorclorossilicatos.
C) O cimento de ionômero de vidro convencional pode ser utilizado como protetor pulpar.
D) Os ionômeros de presa química apresentam união química à estrutura dental.

QUESTÃO 31
Julgue os itens que se seguem, acerca das disfunções da articulação temporomandibular (DTM).
I A associação de DTM com doenças reumatológicas queafetam as articulações é comum.
II As DTM são mais freqüentes nas mulheres.
III O tratamento de DTM nem sempre envolve mudanças no padrão oclusal.
IV A associação de causas locais e outras de origem psicossomática é freqüente.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 32
Acerca de restaurações de resina em dentes posteriores, assinale a opção correta.
A) A indicação é a mesma para as resinas atuais em dentes posteriores que para amálgama, pois elas têm vida média semelhante.
B) A facilidade de escultura das resinas condensáveis se equivale à do amalgama.
C) As vantagens do uso de resinas nos dentes posteriores incluem a adesão à estrutura dentária e a estética.
D) O preparo cavitário deve ser o mesmo que o executado para amálgama.

QUESTÃO 33
A respeito de amálgama dental e das restaurações com esse material, assinale a opção incorreta.
A) O preparo cavitário deve seguir determinadas regras para o sucesso da restauração. A profundidade da caixa oclusal deve ser de, no mínimo, 1,5 mm a 2,0 mm.
B) A largura intercuspídea da cavidade influencia a resistência da restauração. Idealmente, as restaurações de amálgama devem ter largura de ¼ intercuspídea.
C) O processo de corrosão é influenciado pela variação do pH, temperatura e composição do meio bucal.
D) O estanho presente na liga para amálgama aumenta a expansão de presa durante a cristalização.

QUESTÃO 34
A placa dentária é um exemplo de biofilme microbiano. A sua composição varia nas distintas superfícies do dente, dependendo de condições biológicas e físicas. Na década de 60 do século passado, foi demonstrado que a cárie dentária é uma doença infecciosa em que os estreptococos do grupo mutans (EGM) exercem um papel importante. Com referência a esse assunto, julgue os itens abaixo.
I O desenvolvimento de cárie em uma superfície sadia é precedido por um aumento do número de estreptococos do grupo mutans.
II Os estreptococos do grupo mutans têm capacidade de produzir ácidos em grande quantidade em pH menor ou igual a 5.
III Em períodos de escassez de substrato, a sobrevivência dos EGM ocorre às expensas da metabolização de glicoproteínas salivares.
IV Os EGM têm capacidade de produzir polissacarídeos extracelulares e intracelulares a partir da sacarose que funcionam como reserva energética.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 35
A cárie dentária tem afetado a humanidade desde a sua préhistória. Em diferentes épocas e culturas, o homem tem apresentado grande variação na suscetibilidade a essa doença.
A respeito dos conhecimentos atuais sobre a cárie, assinale a opção incorreta.
A) O uso de medicamentos como anti-histamínicos, tranqüilizantes, antidepressivos e diuréticos pode influenciar diretamente a atividade cariogênica.
B) O processo metabólico bacteriano relacionado à cárie é fortemente influenciado por múltiplos fatores, tais como concentração de flúor, composição e freqüência da dieta, consumo de tabaco, composição e fluxo salivar.
C) Para a determinação da atividade de cárie, o exame clínico intrabucal deve considerar, por exemplo, o aspecto da mucosa bucal, a presença de placa e gengivite, a experiência anterior de cárie e o tipo de lesão apresentada pelo paciente.
D) Para o diagnóstico adequado de lesões de cárie, é imprescindível limpar, isolar e secar as superfícies dentárias.

GABARITO
21 – C          22 – A          23 – B          24 – D          25 – B
26 – A          27 – C          28 – D          29 – B          30 – B
31 – D          32 – C          33 – D          34 – D          35 – B


Links relacionados





Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário