sábado, 18 de maio de 2013

Engenheiro Civil - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

01 - Concurso realizado em 2013, na COSANPA e organizado pela CETAP
02 -  Cargo de Engenheiro - Civil, concurso realizado em 2008, na SESAP/RN e organizado pela CONSULPLAN
03 - Cargo de Concurso realizado em 2013, na Prefeitura de Santana do Ipanema/AL e organizado pela COPEVE/UFAL
04 - Cargo de Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Itaboraí/RJ e organizado pela DOM CINTRA
05 - Concurso realizado em 2013, no BANPARÁ e organizado pela ESPP

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

O desenvolvimento sustentável tem-se firmado como o novo paradigma que desafia nosso tempo. Os países signatários dos documentos e declarações resultantes das conferências mundiais, realizadas a partir da década de 90 do século passado, assumiram o compromisso de internalizar, nas políticas públicas, as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Hoje, no Brasil, o tema é essencial para a elaboração de políticas, planos, programas e leis, especialmente nas áreas urbana e ambiental. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

01 - A Agenda 21, um plano de ação recomendado pelas Nações Unidas, é constituída de um plano diretor que contempla questões de proteção ambiental, e pode ser aplicada a países ou frações territoriais, como os municípios.

02 - O conceito de sustentabilidade tem sido utilizado em vários contextos, muitas vezes no sentido de enfatizar uma certa dimensão: a ambiental, a econômica, a social ou a cultural. No Estatuto da Cidade, o termo sustentabilidade enfatiza a dimensão social ao estabelecer a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

03 - A Agenda 21 brasileira, concluída em julho de 2002, teve como subsídio à sua elaboração vários documentos temáticos — entre eles, o denominado Cidades Sustentáveis. Nesse documento, são apresentadas diretrizes para a promoção da sustentabilidade das cidades, em que se destaca a promoção de instrumentos econômicos para a gestão urbana como forma de valoração dos recursos naturais.

04 - Uma contribuição importante para o debate da sustentabilidade urbana, advinda da conferência Habitat II, vem do reforço à idéia, já lançada durante a conferência Habitat I, de que os problemas urbanos estão ligados ao mundo rural e de que, para se construir a cidade sustentável, deve-se investir em políticas rurais e de controle do êxodo rural, de forma a promover a diminuição do crescimento das cidades.

05 - A interface entre as legislações ambiental e urbana pode ser constatada na necessidade de licenciamento ambiental para atividades de parcelamento do solo urbano. Os estudos ambientais, que subsidiam as licenças requeridas, são aqueles relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento.

Além do EIA/RIMA podem ser adotados: o relatório de controle ambiental; o plano e o projeto de controle ambiental; o relatório ambiental preliminar; o diagnóstico ambiental; o plano de manejo; o plano de recuperação de área degradada; e a análise preliminar de risco.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - C
04 - E
05 - C


Material de Estudo
- Engenharia Civil - Exercícios Resolvidos de Eng Civil
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário