sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nutricionista - Nível Superior – Parte 02 – Seção 07

Relação de Provas anteriores
Cargo: Nutricionista
01 - Concurso realizado em 2012, na UFF e organizado pela UFF/COSEAC
02 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Balsa Nova/PR e organizado pela UFPR
03 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São Mateus do Sul/PR e organizado pela UNIUV
04 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Pedra/PE e organizado pela UPA
05 - Concurso realizado em 2012, na UNESP e organizado pela VUNESP

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.


Exercícios de fixação

01. A água, apesar de ser um componente simples, é um nutriente fundamental à vida, sendo correto afirmar que
(A) crianças e adolescentes têm termo regulação mais eficiente, pela menor superfície corporal e maior troca de calor com o ambiente, necessitando de menos água que os adultos.
(B) o organismo armazena água suficiente para manter o equilíbrio hídrico por períodos prolongados de tempo.
(C) alimentos com teores elevados de água em sua composição têm menor densidade energética e auxiliam na prevenção e controle da obesidade.
(D) atletas que têm necessidades aumentadas de água devem consumir rapidamente grandes volumes do líquido para favorecer a absorção e a excreção renal.
(E) um método prático para estimar as necessidades de água de adolescentes e adultos é considerar o consumo de 2,5 mL de água para cada kcal de energia gasta.

02. O grupo de alimentos cujo nutriente predominante é o carboidrato, que constitui a principal fonte de energia alimentar para a população, inclui
(A) batata, macarrão, mandioquinha e inhame.
(B) milho verde, abóbora, beterraba e castanha do Pará.
(C) arroz, feijão, soja e lentilha.
(D) trigo, lentilha, ervilha e mandioca.
(E) feijão, soja, batata e grão de bico.

03. As recomendações nutricionais são instrumentos importantes para o planejamento e avaliação de dietas. As DRIs (dietary reference intakes) correspondem
(A) aos valores médios de ingestão diária de macronutrientes para atender as necessidades dos indivíduos do sexo masculino de uma população padrão.
(B) à ingestão diária recomendada (IDR) que deve ser utilizada para comparar a quantidade disponível de um nutriente no alimento e estabelecer o percentual do valor diário (%VD).
(C) a valores numéricos estimados para o consumo de nutrientes utilizados como parâmetros para o planejamento e avaliação de dietas para indivíduos saudáveis.
(D) a quantidades mínimas de determinados nutrientes utilizados para estabelecer as recomendações que reduzem o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
(E) aos níveis médios de ingestão diária de micronutrientes dos quais se espera atender as necessidades de 90 a 97% da população adulta saudável.

04. O Programa de Atenção à Saúde do Adolescente da cidade de São Paulo considera a adolescência como uma etapa do desenvolvimento humano e se destina aos jovens com idade entre
(A) 9 e 21 anos.
(B) 12 e 18 anos.
(C) 15 e 24 anos.
(D) 10 e 19 anos.
(E) 9 e 18 anos.

05. Alimentação e atividade física são fatores importantes para uma boa qualidade de vida. Para os adolescentes, em especial, alguns cuidados são primordiais, pois
(A) a atividade física regular, realizada 4 a 5 vezes por semana, por 45 minutos, exige a prescrição de suplementos nutricionais a fim de evitar a deficiência de certos nutrientes.
(B) o tipo de exercício físico orientado deve levar em consideração o grau de maturação sexual (classificação de Tanner) e a fase de aceleração ou desaceleração do crescimento.
(C) o pico de velocidade máxima de crescimento não coincide com o pico máximo de ingestão calórica, exigindo diminuição do ritmo e frequência dos exercícios físicos.
(D) a utilização do nível de atividade física para estimar o gasto energético de jovens entre 10 e 15 anos de idade pode induzir ao ganho de peso corporal.
(E) a proporção dos macronutrientes da dieta deve ser modificada a fim de garantir maior fornecimento de proteínas e aumento da massa muscular.

GABARITO
01 – C
02 – A
03 – C
04 – D
05 – B



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário