Para acessar o material clique nos links abaixo
Segue abaixo relação de provas e gabaritos
Exercícios de fixação
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Cargo: Arquivologia
01 - Michel Duchein, no artigo “O Respeito aos Fundos em Arquivística – princípios teóricos e problemas práticos”, destaca os seguintes critérios para definir o organismo produtor de fundos de arquivos:
I) que o organismo tenha a sua posição na hierarquia administrativa definida com exatidão;
II) que o organismo possua atribuições específicas e estáveis;
III) que o organismo tenha um chefe responsável em pleno gozo do poder decisório correspondente ao seu nível hierárquico;
IV) que o organismo assuma denominação e existência jurídica próprias;
V) que o organismo tenha a sua organização interna conhecida e fixada em um organograma.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e V estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II, III e V estão corretas;
(C) apenas a afirmativa I está correta;
(D) apenas a afirmativa II está correta;
(E) todas as afirmativas estão corretas.
02 - Uma das atividades dos arquivos correntes é o protocolo, cuja rotina inclui:
(A) recebimento e avaliação, registro e descrição;
(B) recebimento e classificação, avaliação e movimentação;
(C) recebimento e classificação, registro e movimentação;
(D) arquivamento e classificação, registro e movimentação;
(E) empréstimo e consulta, registro e movimentação;
03 - O conceito moderno da espécie documental “aviso” é:
(A) proclamação, anúncio ou pregão público;
(B) correspondência entre ministros de Estado ou governadores de estado;
(C) documento em que uma entidade pública ou privada certifica algo;
(D) documento em que se registra a resolução aprovada por órgão;
(E) exposição do que ocorreu durante uma reunião ou sessão.
04 - A produção, utilização e destinação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos, sendo a produção de documentos:
(A) a principal idade do ciclo vital de documentos;
(B) controlada pela tabela de temporalidade;
(C) o ato de elaborar a classificação dos documentos;
(D) o ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor;
(E) o ato de administrar arquivos.
05 - A formulação de um programa de preservação não deve ser vista como algo misterioso, que exija perícia técnica na química do papel ou conhecimento técnico de práticas de conservação.
A tendência hoje é considerar a preservação de acervos em arquivos como:
(A) uma intervenção de peritos em restauração;
(B) um aspecto da administração dos acervos;
(C) uma estratégia para reduzir a utilização dos acervos;
(D) um aspecto do planejamento urbano;
(E) algo fora das responsabilidades de arquivistas e bibliotecários.
Gabarito:
01 – E
02 – C
03 – B
04 – D
05 – B
Link relacionados:
A importância do Edital
Relação de provas por empresas públicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário