quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Seção 05 – Português - Gramática

Exercícios de fixação

81. As expressões sublinhadas correspondem a um advérbio, EXCETO em:
(A) aparecia aqui vez por outra;
(B) durante o discurso, manteve-se em silêncio;
(C) não disse com certeza se virá.
(D) afirmo-lhe que não o vi frente a frente;
(E) as ações do homem são imprevisíveis.

82. Empregue mal ou mau:
1. Ele não é um sujeito tão ____ assim.
2. Acontece, porém, que ela se acostumou ______ .
3. Ele é um _____ elemento.
4. Ela vai se dar _____ .
5. O aluno foi _____ nos exames.
A alternativa que preenche adequadamente as lacunas é:
(A) mau, mau, mal, mal, mau;
(B) mal, mau, mau, mal, mal;
(C) mal, mal, mau, mal, mal;
(D) mau, mal, mau, mal, mal;
(E) mau, mau, mau, mal, mal.

83. O adjetivo da expressão “mau destino” está corretamente empregado, EXCETO em:
(A) falar no mau, preparar o pau;
(B) desde cedo revelou-se um mau elemento;
(C) durante a festa, ele teve um mau proceder;
(D) não desejes mau a quem é teu amigo;
(E) escorregou e caiu de mau jeito.

84. No trecho - “e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir”, os vocábulos sublinhados se classificam respectivamente como:
(A) conjunção / advérbio;
(B) conjunção / adjetivo;
(C) advérbio / adjetivo;
(D) preposição / advérbio;
(E) preposição / adjetivo.

85. As palavras que vêm sublinhadas estão corretamente classificadas, EXCETO na alternativa:
(A) os que protestarem, serão presos (pronome demonstrativo);
(B) muitos choravam de alegria (pronome indefinido);
(C) provavelmente irei a tua casa (advérbio de modo);
(D) não sabemos se haverá exames (conjunção integrante);
(E) ainda que se desculpe, não lhe perdoarei (conjunção concessiva).

86. Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome pessoal oblíquo:
(A) “e faziam coisas incríveis” = e faziam-nas;
(B) “onde as pessoas deveriam guardar seu dinheiro” = onde as pessoas deveriam guardá-lo;
(C) “teci cobertor com canto de canarinho” = teci-o com canto de canarinho;
(D) “dei poderes aos sapateiros” = dei-lhes poderes;
(E) “visitou cada menino” = visitou-lhe.

87. Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:
(A) “antecederam a Segunda Guerra Mundial” / antecederam-lhe;
(B) “iniciando a série de science-fiction” / iniciando-a;
(C) “procuraram descrever a sociedade do futuro” / procuram descrevê-la;
(D) “presenciava todos os atos individuais” / presenciava-os;
(E) “caracterizam as modificações / caracterizam-nas

88. Preencha as lacunas das frases abaixo com os respectivos pronomes, assinalando a opção certa:
1. De presente, deu-lhe um livro para ____ ler.
2. De presente, deu um livro para _______ .
3. Nada mais há entre ______ e você.
4. Sempre houve entendimento entre _____ e ti.
5. José, espere, vou _____ .
(A) ele, mim, eu, eu, comigo;
(B) ela, eu, mim, mim, eu, consigo;
(C) ela, mim, mim, mim, com você;
(D) ela, mim, eu, eu, com você;
(E) ela, mim, eu, mim,consigo.

89. Assinale a frase incorreta:
(A) espero que você leve consigo o passaporte:
(B) já houve discussões graves entre ti e mim;
(C) cada um faça por si mesmo a redação;
(D) sem ti e mim poucas coisas se fariam nesta casa;
(E) Carlos, desejo falar consigo um instante.

90. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases abaixo, respectivamente:
1. Os gritos chegaram até _____ .
2. Entre você e ______ há grande diferença de idade.
3. Entregou as fotografias para ______ selecionar asmelhores.
4. É muito difícil para ______ ler durante a noite.
5. Minha irmã deixou a louça para _____ lavar.
(A) mim, mim, eu, mim, eu:
(B) eu, eu, mim, mim, eu;
(C) mim, mim, eu, mim, eu:
(D) eu, mim, eu, eu, eu:
(E) mim, eu, mim, eu, mim.

91. Use LHE e não O :
(A) vigiava ___ durante muitas horas;
(B) desejo ___ tudo de bom;
(C) encarreguei ____ de apanhar o livro;
(D) incumbi ___ de informar aos alunos;
(E) proibi ___ de sair da sala..

92. Assinale o item em que há erro quanto ao emprego dos pronomes SE, SI ou CONSIGO :
(A) feriu-se, quando brincava com o revólver e o virou para si;
(B) ela só cuida de si;
(C) quando V.Sª. vier, traga consigo a informação;
(D) ele se arroga o direito de vetar tais artigos;
(E) espere um momento, pois tenho de falar consigo.

93. Marque a frase que NÃO apresenta erro de regência verbal:
(A) não lhe amo mais;
(B) prefiro andar do que ficar parado;
(C) a verdade é que eu lhe quero muito bem;
(D) não irei onde me mandares;
(E) sempre lhe vejo no mesmo lugar.

94. Assinale o item que indica as palavras que completam as lacunas:
Se você _______ o gato, meu filho, _______ mais cauteloso
(A) rever - sê;                  (D) revir -seja;
(B) rever - seja;               (E) revir - sejai.
(C) revir - sê;

95. Em todos os versos, o pronome sublinhado está corretamente classificado, EXCETO em:
(A) estavam todos dormindo / estavam todos deitados / dormindo profundamente”: demonstrativo;
(B) “ela, a vida, a respondeu / com sua presença viva”: possessivo;
(C) “ - Severino retirante, / deixe agora que lhe diga”: pessoal;
(D) “há uma água clara que cai sobre pedras escuras / e que pelo som, deixa ver como é fria.”: relativo;
(E) “onde, estava o teu perfume? Ninguém soube.”: indefinido.

96. Em “vários milhões de crianças” a classe da palavra grifada encontra correspondência em:
(A) isto é demonstração de força;
(B) não diga semelhante coisa;
(C) minhas amigas sabem das coisas;
(D) que maravilhosa !
(E) que problema !

97.  Em “... ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ...” a palavra sublinhada é:
(A) palavra de repetição;
(B) pronome de reforço;
(C) pronome reflexivo;
(D) palavra expletiva;
(E) adjetivo.

98. Em “Tenho uma amiga que certa vez ...” a palavra sublinhada é:
(A) advérbio de tempo;
(B) pronome adjetivo indefinido;
(C) pronome adjetivo relativo;
(D) pronome substantivo indefinido;
(E) pronome adjetivo demonstrativo.

99. Assinale a opção em que a palavra só NÃO se classifica como em” ... só os pretos faziam as compras para o jantar ou andavam no ganho.”
(A) o preto só queria passear pela cidade;
(B) desejávamos só que os pretos ficassem concentrados;
(C) os pretos viviam só para jantar ou para dormir;
(D) só havia pretos na cidade de São Luís do Maranhão;
(E) o preto iria só, apesar do calor.

100. Em “... a folha permanece meio escrita ...” meio é:
(A) advérbio;                   (D) pronome indefinido;
(B) numeral;                   (E) adjetivo.
(C) substantivo;

GABARITO
81. E           82. D           83. D           84. A           85. C
86. A           87. E           88. C           89. E           90. C
91. B           92. E           93. C           94. D           95. A

96. E           97. B           98. B           99. E           100. A


Material de Estudo
- Língua Portuguesa - Melhore seu Português em 10 lições
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG 

Links relacionados
Quer mais exercícios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário