sábado, 17 de janeiro de 2015

Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 03

Relação de provas anteriores
Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- MOURA MELO - Ano 2012
- PEB I EGP - Ano 2014
- PEB II EGP - Ano 2014
- Pref Assis SP - Ano 2014
- SOLER - Ano 2012 - Pref de Guareí
- SOLER - Ano 2012
- Tecnica EGP - Ano 2014
- VUNESP - Ano 2008 - Pref de São José do Rio Preto

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Considerando a importância que deve ser dada a professores e gestores da educação em nosso país, em nossos estados e nos municípios, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo busca apoiar gestores que cumpram as metas visando à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.
Entre as iniciativas nessa direção cita-se a lei/decreto/parecer/ portaria que
(A) institui Bonificação por resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas.
(B) institui cargas horárias e obrigações contratuais para diretores e dá providências correlatas.
(C) institui os sistemas de avaliação para todo o Estado de São Paulo.
(D) dispõe sobre as jornadas de trabalho de docentes, pessoal de apoio e merendeiras do quadro permanente, e dá providências correlatas.
(E) dispõe sobre o vencimento, a remuneração ou o salário do servidor que deixar de comparecer ao expediente em função de consultas ou tratamento de saúde.

02 - Em uma conversa entre docentes, foram ouvidas as seguintes proposições:
Carlos: No sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria de Educação, é preciso buscar aprovação em processo de avaliação teórica, prática ou teórica e prática.
Luisa: Essa promoção ocorre a cada dois anos, produzindo seus efeitos a partir do primeiro dia do mês de julho do ano em que ocorrer o processo de promoção, após a apuração da respectiva avaliação.
Ana: Para participar do processo de avaliação, é preciso estar classificado na unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 80% do tempo fixado como interstício para a promoção, somando-se a pelo menos 80% do máximo de pontos possível na tabela
de frequência.

De acordo com a Lei Complementar n° 1097/2009, que institui o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo, está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões) de
(A) Carlos, apenas.
(B) Luisa, apenas.
(C) Ana, apenas.
(D) Carlos e Ana, apenas.
(E) Carlos, Luisa e Ana.

03 - Dentre as políticas de educação da SEE/SP está o SARESP, sistema de avaliação do rendimento escolar de São Paulo. Nos moldes do SAEB, sem ser idêntico a este, o SARESP pretende:
(A) Substituir o SAEB no âmbito do Estado de São Paulo.
(B) Avaliar o rendimento escolar de alunos em todas as séries do Ensino Fundamental.
(C) Coletar e sistematizar dados e produzir informações sobre o desempenho dos alunos.
(D) Avaliar as escolas que não foram sorteadas para a Prova Brasil.
(E) Servir de parâmetro para ingresso do aluno nas FATEC´s.

04 - Segundo Fini e Macedo, a comparação dos resultados do SARESP com o SAEB a partir de 2007 pode ser realizada devido às seguintes ações:
(A) 1. Foram contratados professores que já tinham elaborado as avaliações do SAEB para elaborar o SARESP.
2. Houve uma adequação das habilidades avaliadas no SARESP às do SAEB, para a quarta e a oitava séries do Ensino Fundamental e a terceira série do Ensino Médio.
(B) 1. Premiação dos alunos das escolas públicas de São Paulo que tiverem rendimento superior no SAEB.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, que tinha a mesma métrica do SAEB desde 1996, foi modificada.
(C) 1. Houve uma adequação das habilidades avaliadas no SARESP às do SAEB, para a quarta e a oitava séries do Ensino Fundamental e a terceira série do Ensino Médio.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, a partir de 2007, está na mesma métrica utilizada pelo SAEB.
(D) 1. As provas do SARESP começaram a ser realizadas no mesmo mês que as do SAEB.
2. Premiação dos alunos das escolas públicas de São Paulo que tiverem rendimento superior no SAEB.
(E) 1. Foram contratados professores que já tinham elaborado as avaliações do SAEB para elaborar o SARESP.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, que tinha a mesma métrica do SAEB desde 1996, foi modificada.

05 - O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das escolas e utiliza dados do desempenho dos alunos das:
(A) 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
(B) 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(C) 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
(D) 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(E) 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

06 - A respeito do SAEB, Castro (2000) esclarece que:
“Iniciado em 1990, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino.”
CASTRO, Maria Helena Guimarães.de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva. V. 14, n1. São Paulo, 2000.p.121-128.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem as seguintes características:

(A) As matrizes de referência são a base para a elaboração dos itens dos testes do SAEB e baseiam-se sempre nas propostas curriculares elaboradas pelos Sistemas de Ensino dos grandes centros urbanos do país, com população superior a 2 milhões de habitantes.
(B) Todas as áreas curriculares são avaliadas anualmente através do SAEB, Língua Portuguesa e Matemática; Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia)
(C) As informações obtidas a partir dos levantamentos do SAEB acompanham a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, e são utilizadas no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias.
(D) As Matrizes de Referência empregadas na elaboração dos testes são combinadas com outras metodologias para a estruturação do resultado final do SAEB.
(E) As Matrizes de Referência do SAEB foram inteiramente reformuladas e encontram-se em fase de teste, desde 2008.

07 - Redes sociais podem ser um instrumento de trocas e de aprendizagem também para alunos. São teias de conexões que espalham informações, dão voz às pessoas, constroem valores diferentes e dão acesso a um tipo de valor chamado, segundo Recuero (2009), de
(A) interação humana.
(B) conexões por filiação.
(C) livre expressão.
(D) espaço democrático.
(E) capital social.

08 - Ao organizar o Conselho de Classe e Série, a equipe técnico-pedagógica de uma escola consultou as Normas Regimentais Básicas para as Escolas do Estado de São Paulo, constatando que este conselho
(A) é constituído pelos professores e conta com a participação de alunos de cada turma, independente da idade que possuam.
(B) delega atribuições a comissões e subcomissões, com a finalidade de dinamizar e facilitar sua atuação na avaliação escolar.
(C) está articulado ao núcleo de direção para o estabelecimento de propostas administrativas que promovam melhorias organizacionais.
(D) é um colegiado de natureza consultiva e deliberativa, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.
(E) deve se reunir anualmente, após convocação do diretor, tendo em vista a promoção ou a retenção de alunos no mesmo ciclo ou série.

09 - Segundo a LDB, a expedição de histórico escolar, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de cursos da educação básica regular é de responsabilidade da (o):
(A) Diretoria de Ensino.
(B) Conselho Estadual de Educação.
(C) Ministério da Educação.
(D) Secretaria da Educação.
(E) Escola.

GABARITO
01 – A
02 – D      
03 – C       
04 – C       
05 – B       
06 – D      
07 – E
08 – A       
09 – E

Links relacionados

A importância do Edital


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