segunda-feira, 22 de junho de 2015

Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDES - Parte 01

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Administração, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2008
02 - Cargo de Administração, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
03 - Cargo de Administrador, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2009
04 - Cargo de Administrador, organizado pela NCE UFRJ e concurso realizado em 2005
05 - Cargo de Administrador, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2002
06 - Cargo de Advogado, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2004
07 - Cargo de Advogado, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2008
08 - Cargo de Advogado Contecioso, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2001
09 - Cargo de Advogado de Empresas, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2001
10 - Cargo de Advogado, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2002
11 - Cargo de Analise de Sistemas Desenvolvimento, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2009
12 - Cargo de Analise de Sistemas Desenvolvimento, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
13 - Cargo de Analise de Sistemas Suporte, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
14 - Cargo de Analista de Sistemas Desenvolvimento CERSGRANRIO e concurso realizado em 2008

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Exercícios de fixação

Cargo: Administrador
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Ano 2005

01 - As estimativas das tarifas de transporte rodoviário contratado podem em geral ser feitas a partir do ajuste de uma reta da variável independente Distância percorrida na variável dependente Tarifa, dado que, em geral, há uma dependência linear entre distância e tarifa praticada. Desse modo, a partir de um local, irradiam-se diferentes distâncias D e verificam-se as correspondentes tarifas T. Dada uma quantidade razoável de pares (Distância, Tarifa) observados, pode-se ajustar uma reta de regressão linear.
Suponha que, para um certo local, a reta ajustada da tarifa de transporte T em função da distância D apresente coeficiente linear igual a 5,10, coeficiente angular igual a 0,01, com um coeficiente de determinação de cerca de 90%. Nesse caso, para uma distância de 12km o modelo prevê uma tarifa de:
(A) 3,85;
(B) 4,40;
(C) 5,12;
(D) 6,54;
(E) 7,55.

02 - Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:
(A) benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;
(B) benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;
(C) benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;
(D) benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;
(E) benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.

03 - Em relação à aquisição e programação da produção observe as afirmativas a seguir:
I – Toda programação deve começar com uma estimativa da demanda presente e futura e com o levantamento do estoque atualmente disponível, a diferença entre ambos indicando as necessidades.
II – Um método clássico de programação agregada é o gráfico de Gantt. Ele reconhece que algumas atividades só podem ser executadas depois que outras terminam.
O método relaciona as atividades operacionais com o tempo e indica em que momento os materiais devem estar disponíveis e quando uma certa mão-de-obra deve realizar determinada tarefa.
III – em geral, uma aquisição bem feita gera benefícios extraordinários: pequenas reduções no custo de materiais adquiridos podem representar ganhos muito fortes na rentabilidade.
IV – via de regra, volumes maiores em cada compra significam custos de manutenção de estoques mais baixos e menos trabalho burocrático.
Estão corretas as afirmativas:
(A) III e IV, apenas;
(B) I, II e III, apenas;
(C) I, III e IV, apenas;
(D) II, III e IV, apenas;
(E) I, II, III e IV.

04 - “O problema logístico de qualquer empresa é a soma dos problemas de cada um dos seus produtos. A linha de artigos de uma empresa típica é composta por produtos variados em diferentes estágios de seus respectivos ciclos de vida, e com diferentes graus de sucesso em matéria de vendas. A qualquer momento no tempo, isto cria um fenômeno de produto conhecido como a curva 80 – 20, um conceito extremamente valioso em termos de planejamento logístico”.
O texto refere-se a um importante conceito de controle estatístico conhecido como:
(A) médias móveis;
(B) amortecimento exponencial;
(C) estoque ponto a ponto;
(D) amostragem por camadas;
(E) lei de Pareto.

05 - “A Gillete conseguiu se recuperar de um problema com as lâminas de aço inox revestidas porque foi capaz de elevar a produção muito mais depressa que suas rivais . A maior barreira à imitação do Sensor parece ter sido o conhecimento
dos processos exigidos para o desenvolvimento de tecnologia de solda a laser (...) para a aplicação de um volume muito elevado – chegando a quase cem soldas por segundo com um índice de rejeição de apenas dez por milhão.
Com o Mach 3, a Gillette foi além: com base em seu investimento de US$ 750 milhões em linhas de produção contínuas e robótica avançada, ela espera triplicar seus índices de produção...”
A fim de obter vantagens sustentáveis, no contexto do texto acima, a Gillette procurou:
I - Eliminar custos de longo prazo.
II - Desenvolver capacidades superiores de fabricação.
III - Obter economias de escala.
IV - Focar a sua produção em poucos produtos, a custos baixos.
Estão corretas as afirmativas:
(A) II, apenas;
(B) II e III, apenas;
(C) II e IV, apenas;
(D) I, III e IV, apenas;
(E) II, III e IV, apenas.

06 - Em relação a métodos de planejamento e controle da produção é correto afirmar que:
(A) o método MRP é um exemplo de sistema de produção puxada;
(B) Just in Time e MRP são métodos equivalentes;
(C) o Just in Time é um exemplo de sistema de produção empurrada;
(D) o MRP é chamado também de “Sistema Toyota de Produção”;
(E) o Just in Time visa diminuir os estoques ao nível mínimo.

Gabarito
01 – C       
02 – C       
03 – B       
04 – E       
05 – B       
06 – E    

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