quinta-feira, 25 de junho de 2015

Psicologia – Parte 09



Relação de provas anteriores
Cargo de Analista Judiciário Psicologia.
01 - Concurso organizado pela CESPE e realizado em 2005
02 - Concurso organizado pela CESPE e realizado em 2007
03 - Concurso organizado pela CESPE e realizado em 2008
04 - Concurso organizado pela Clinica FCC e realizado em 2007
05 - Concurso organizado pela CONSULPLAN e realizado em 2008
06 - Concurso organizado pela CONSULT e realizado em 2004
07 - Concurso organizado pela Psicologia do Trabalho FCC e realizado em 2007
08 - Concurso organizado pela Psicologia do Trabalho FCC e realizado em 2010
09 - Concurso organizado pela FCC e realizado em 2004

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Exercícios de fixação

01. Para E. Schein (1997) cultura organizacional é
(A) um conjunto de valores que define regras de interação pessoal e que determina o posicionamento da empresa perante aos seus concorrentes.
(B) um padrão de comportamento considerado adequado pelo grupo de participantes e que deve ser repetido por todos os membros do grupo, quer sejam novos ou antigos colaboradores.
(C) um padrão sócio-econômico que define atitudes e influencia a tomada de decisão dos gestores de uma empresa, que se encontra expresso no inconsciente coletivo de todos os participantes da organização.
(D) o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
(E) um conjunto de mitos e ritos que definem crenças, valores e estilos de comunicação praticados por todos os membros de uma empresa durante um período de tempo considerado elevado, para que assim seja configurada a cultura organizacional.

02. No livro Administração de Recursos Humanos, Jean Pierre Marras indica que são componentes da cultura organizacional
(A) valores, ritos, mitos e tabus.
(B) estilo de comunicação interpessoal, crenças, padrões de comportamento e estilo de liderança.
(C) estilo de liderança, estilo de comunicação interpessoal, padrões de comportamento e práticas de recursos humanos.
(D) práticas de recursos humanos, ícones, estilo de comunicação e estilo de liderança.
(E) práticas de recursos humanos, estilo de comunicação, estrutura organizacional e estilo de liderança.

03. Pesquisas realizadas por McClelland (1961), na Universidade de Harvard, provam que as forças motivacionais das pessoas refletem elementos da cultura
na qual elas cresceram e se dividem em três campos diferenciados:
(A) motivação para a realização, motivação para afiliação e motivação para o poder.
(B) fatores higiênicos, fatores de satisfação e fatores de insatisfação.
(C) motivação para segurança, motivação para autodesenvolvimento e fatores higiênicos.
(D) fatores de satisfação, fatores de insatisfação e fatores extrínsecos.
(E) fatores higiênicos, fatores de insatisfação e motivação para organização.

04. Na cultura organizacional faz-se necessário lembrar as posturas empresariais mais freqüentemente encontradas em empresas que direta ou indiretamente mantêm vínculo com culturas estrangeiras: a postura etnocêntrica, a postura policêntrica e a postura geocêntrica. A postura geocêntrica é
(A) da empresa que pratica exatamente o oposto à cultura etnocêntrica, pois acredita que deve manter os pressupostos da cultura original.
(B) uma política empresarial que adota uma postura proveniente das características da cultura etnocêntrica, mantendo firme o propósito de criar ritos específicos que respeitem as etnias mais diversas encontradas na população empresarial.
(C) uma política empresarial que adota uma postura proveniente de um mix entre as culturas policêntrica e etnocêntrica: enquanto mantém os seus valores e
crenças básicas originais, procura adaptar-se às diferenças regionais do local onde está inserida.
(D) da empresa que pratica exatamente o oposto da cultura policêntrica, ou seja, mantém rígido controle sobre as práticas locais adotadas, buscando eliminá lãs para que não influenciem a cultura que deve ser instalada.
(E) aquela adotada por organizações que se consideram superiores às demais culturas, portanto, em seu interior fazem prevalecer os seus valores originais em detrimento da participação espontânea dos membros do grupo empresarial.

05. Todo recrutamento externo tem seu início a partir da tomada de decisão com relação a dois tópicos que definem, para o gestor de Recrutamento e Seleção, qual o melhor caminho a ser seguido na escolha das fontes utilizadas na prospecção de candidatos. As variáveis são:
(A) demandas de mercado e competências estabelecidas para a função vaga.
(B) descrição de cargos e salários.
(C) salário a ser oferecido e pacote de benefícios.
(D) clima e cultura organizacional.
(E) tempo e custo.

GABARITO
01 – D
02 – A
03 – A
04 – C
05 – E

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