quinta-feira, 25 de junho de 2015

Psicologia – Parte 02



Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Analista de Gestão Educacional Psicologia, concurso organizado pela FUNIVERSA e realizado em 2010
02 - Cargo de Analista de Informações Psicologia, concurso organizado pela CESPE e realizado em 2004
03 - Cargo de Analista de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos Psicologia, concurso organizado pela CESPE e realizado em 2007
04 - Cargo de Analista de Recursos Humanos Junior Psicologia, concurso organizado pela MAKIYAMA e realizado em 2012
05 - Cargo de Analista de Recursos Humanos Psicologia, concurso organizado pela CONSULPLAN e realizado em 2007
06 - Cargo de Analista de Recursos Humanos Psicologia, concurso organizado pela VUNESP e realizado em 2009
07 - Cargo de Analista de Saúde Psicologia, concurso organizado pela CESPE e realizado em 2010

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Exercícios de fixação

01 - A área da ergonomia da atividade dedica-se ao estudo
(A) da quantidade de controle pessoal sobre os postos de trabalho nas organizações.
(B) do grau de criatividade, autonomia e flexibilidade de que dispõem os trabalhadores no trabalho.
(C) dos efeitos nocivos produzidos pela administração científica do trabalho.
(D) da quantidade de poder que os trabalhadores podem exercer sobre o ambiente de trabalho.
(E) das formas de gestão participativa e consultiva nas organizações.

02 - As cinco áreas de pesquisa em cultura organizacional são
(A) gestão cultural, sistema adaptativo, cultura estrutural, cognição organizacional e simbolismo social.
(B) valores individuais, valores organizacionais, simbolismo social, processos inconscientes e cognição social.
(C) valores organizacionais, cultura corporativa, simbolismo social, cognição organizacional e processos inconscientes e de subjetivação.
(D) administração corporativa, cultura comparada, simbolismo organizacional, cognição social e processos de subjetivação.
(E) administração comparativa, cultura corporativa, simbolismo organizacional, cognição organizacional e processos inconscientes e organização.

03 - Acerca dos critérios de desempenho no trabalho, assinale a opção correta.
(A) A confiabilidade do critério denota os erros de mensuração do critério teórico.
(B) O critério teórico equivale à definição do que seja um bom desempenho e o critério real, ao modo como o critério teórico é avaliado.
(C) A contaminação do critério denota que o critério real não compreende adequadamente o critério teórico.
(D) A deficiência do critério indica a parte do critério real que reflete algo diferente do que será avaliado.
(E) A relevância do critério evidencia até que ponto o critério teórico avalia o critério real no que se refere a medidas de desempenho.

04 - Considerando-se os métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que
(A) as medidas subjetivas equivalem à soma de vários comportamentos ou à de seus resultados no trabalho.
(B) a escala de classificação ancorada no comportamento é exemplo de medida subjetiva cujas opções de resposta são definidas em relação a comportamentos esperados e descritos de forma detalhada.
(C) as medidas objetivas são classificadas por pessoas que conhecem o desempenho dos funcionários no trabalho.
(D) o formulário de classificação por gráficos constitui medida objetiva, sendo utilizado para avaliar pessoas segundo diversas dimensões de desempenho.
(E) o formulário de classificação focalizado no comportamento é exemplo de medida objetiva utilizada conjuntamente com a descrição de comportamentos específicos como confiança, assiduidade, empenho etc.

05 - Acerca dos modos de conversão do conhecimento nas organizações, assinale a opção correta.
(A) A combinação do conhecimento corresponde à conversão do conhecimento explícito em tácito.
(B) A internalização do conhecimento constitui a conversão do conhecimento explícito em explícito.
(C) A socialização do conhecimento consiste na conversão do conhecimento tácito em explícito.
(D) A conversão do conhecimento denota as interações entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
(E) A externalização do conhecimento equivale à conversão do conhecimento tácito em tácito.

GABARITO
01 – C
02 – E
03 – B
04 – B
05 – D

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