quinta-feira, 25 de junho de 2015

Técnico em Segurança do Trabalho – Parte 02 – Seção 05


Relação de provas anteriores
Cargo: Técnico em Segurança do trabalho
01 - Concurso organizado pela IF_RJ e realizado em 2012
02 - Concurso organizado pela INDEC e realizado em 2012
03 - Concurso organizado pelo INSTITUTO LUDUS e realizado em 2012
04 - Concurso organizado pela INTELECTUS e realizado em 2012
05 - Concurso organizado pela MOURA_MELO e realizado em 2011
06 - Concurso organizado pela MSCONCURSOS e realizado em 2011

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem




Exercícios de fixação

01 - As atividades do técnico de segurança do trabalho, previstas na Portaria n.º 3.275, de 21 de setembro de 1989, não incluem
(A) executar as normas de segurança referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos, com vistas à observância das medidas de segurança e higiene do trabalho, inclusive por terceiros.
(B) inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas nas inspeções de níveis 1, 2 e 3.
(C) cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e à destinação dos resíduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida.
(D) orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviços.
(E) avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador.

02 - A NR-23, relativa à proteção contra incêndios, estabelece as medidas de proteção contra incêndios de que devem dispor os locais de trabalho. Quanto a essas medidas, assinale a opção incorreta.
(A) As saídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus e as passagens devem ser bem iluminadas.
(B) As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas.
(C) Todas as escadas, plataformas e patamares deverão ser feitas com materiais incombustíveis e resistentes ao fogo.
(D) Nas construções de mais de dois pavimentos, apenas os monta-cargas dos ascensores devem ser inteiramente de material resistente ao fogo.
(E) As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos dois lados.

03 - A NR-06, referente a equipamentos de proteção individual (EPI), em seu inciso II, define as luvas como equipamentos de proteção para os membros superiores. Quanto ao seu armazenamento, as luvas de eletricista não devem ser guardadas
(A) em papel ou papelão.
(B) fora da ação direta solar.
(C) fora da ação de fontes de calor acima de 32ºC.
(D) em local livre de ozônio.
(E) dentro de caixa individual.

04 - Quanto aos conceitos envolvidos na definição de acidente do trabalho, assinale a opção correta.
(A) Caso seja caracterizado o nexo causal na lesão imediata, o acidente do trabalho ficará caracterizado como doença ocupacional.
(B) Incapacidade temporária total é a redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente.
(C) Acidente sem perda de tempo é aquele cuja lesão não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja lesão incapacitante.
(D) Dias perdidos são os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia posterior ao de retorno ao trabalho.
(E) No caso de incapacidade temporária total, os dias a serem debitados devem ser retirados da norma brasileira ABNT 14.280 – Cadastro de Acidentes.

05 - Os equipamentos elétricos para operar em atmosferas potencialmente explosivas, por sua própria natureza, constituem uma fonte de ignição e devem atender os requisitos estabelecidos em normas internacionais, como, por exemplo, API RP 500 e NFPA 497. Essas normas apresentam critérios para a definição de área classificada, em função do potencial de risco das substâncias
inflamáveis. Nesse sentido, as condições ambientais que podem afetar os equipamentos elétricos em áreas classificadas não incluem
(A) acúmulo de poeira.
(B) radiação ultravioleta.
(C) corrosão.
(D) ruído.
(E) choques mecânicos.

GABARITO
01 – B  
02 – D  
03 – A  
04 – C   
05 – D

https://go.hotmart.com/O7573180L


Link relacionados:

- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário