quarta-feira, 26 de março de 2014

Relação de provas anteriores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Para acessar o material clique nos links abaixo
Segue abaixo relação de provas e gabaritos



Exercícios de fixação

Cargo: Enfermagem
Organizadora: Cespe
Concurso realizado em 2004

Julgue os seguintes itens, que tratam da descentralização no âmbito do SUS.

01 - Com a edição da NOB/SUS n.º 1/1996, iniciou-se um processo de incorporação da vigilância sanitária na agenda política do SUS, com a criação de incentivos financeiros para a área.

02 - A política de descentralização das ações de saúde no Brasil foi motivada prioritariamente por reivindicações dos estados e dos municípios, em especial por meio da publicação das Normas Operacionais Básicas, que se opuseram à tendência centralizadora da política federal de gestão de saúde.

03 - A criação dos conselhos de saúde e das comissões intergestores tripartite e bipartite objetivou superar contradições e conflitos inerentes às relações intergovernamentais em um contexto de federalismo predatório.

04 - As transferências de recursos automáticas cercearam a autonomia municipal, pois limitaram o valor a ser transferido.

05 - O Pacto pela Saúde, implantado em 2006, apresenta duas dimensões básicas: defesa do SUS e descentralização.

06 - O Pacto pela Vida — compromisso entre os gestores do SUS para diminuir as taxas de mortalidade nacional e regionais — prevê ações de combate às doenças cardiovasculares, às neoplasias e às causas externas de óbito.

07 - Para cada prioridade do Pacto pela Vida, foram estabelecidos objetivos nacionais, porém com abertura para a definição de metas locais.

08 - O Pacto em Defesa do SUS expressa o compromisso dos gestores do SUS com a consolidação da reforma sanitária brasileira.

09 - Estabelecimento de diálogo com a sociedade dentro dos limites do SUS e aprovação de orçamentos da saúde distintos para cada esfera de governo, por meio da regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29, são ações do Pacto em Defesa do SUS.

10 - No pacto de gestão, as atribuições sanitárias de cada esfera de governo compõem o seu Termo de Compromisso de Gestão, elaborado de forma pactuada e aprovado pelo Ministério da Saúde.

11 - Com o pacto de gestão, os recursos da esfera federal destinados aos estados e municípios foram agrupados em dois grandes blocos: atenção à saúde e ações de prevenção.

12 - Desde 2006, a lógica da programação das ações de vigilância sanitária classificadas por níveis de complexidade foi substituída pela responsabilidade sanitária, com a proposta de ações voltadas para a estruturação dos órgãos de vigilância sanitária, para o fortalecimento da gestão e para o controle dos riscos sanitários, em consonância com as prioridades definidas no Pacto pela Saúde.

13 - O orçamento destinado às ações de vigilância sanitária conta também com recursos arrecadados por meio dos serviços de vigilância sanitária, oriundos de taxas de fiscalização e multas.

GABARITO
01 – C       
02 – E       
03 – C       
04 – E       
05 – C
06 – E       
07 – C       
08 – C       
09 – E       
10 – E       
11 – E
12 – C       
13 – C

 Link relacionados:  
A importância do Edital 
Empresas Organizadoras de Concursos Públicos


Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário